sábado, 1 de maio de 2010

O firme fundamento

 (Hebreus 11: 1 a 40)


O capítulo 11 de Hebreus é considerado por muitos como a galeria dos heróis da Fé. De fato, trata-se de um chamado à Fé com a demonstração de tantos homens e mulheres que viveram e morreram pela Fé. O texto mostra algumas coisas importantes:

1. O conceito de Fé no primeiro versículo: “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Fé tem a ver com certeza e jamais com dúvidas. Quem crê não duvida jamais.

2. A importância da Fé no versículo 6 : “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. O homem pode aparentemente ser bom, fazer boas obras, ajudar os outros, mas, se não tiver Fé em Deus com base no conhecimento das Escrituras Sagradas, continuará sendo uma pessoa desagradável aos olhos do Senhor. O primeiro e mais importante passo para que alguém seja agradável a Deus é Crer que Ele existe.

3. Resultados da Fé. Em vários versículos se vê resultados como: Alcançaram testemunho, foram agradáveis a Deus, foram divinamente avisados de alguma coisa, da fraqueza tiraram força, obedeceram a Deus, tiveram filhos na velhice, foram trasladado para não ver a morte, etc.

4. Origem da Fé. Todos eles creram em Deus porque um dia ouviram a voz de Deus e a própria Bíblia diz que a Fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus (Rm 10:17). Com isto eles descobriram que o que queriam era algo maior e mais excelente. Eles esperavam uma cidade construída pelo próprio Deus, uma pátria celestial. Por causa da fé que tiveram” Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.”v16 Para cuidar da nossa fé é extremamente necessário o contato com as Escrituras Sagradas através da leitura e da audição. Uma vez recebida pelo ouvir ou pela leitura, a Palavra de Deus tem o poder de gerar fé em nossos corações.

5. Conservação da Fé. Como bem precioso que o crente tem, deve trabalhar diariamente pela conservação, pelo cuidado com a própria fé. Como um dom que recebemos do Senhor é necessário cuidado, zelo, saber usá-la e propagá-la. Devemos pedir a Deus que renove a nossa fé, que aumente a nossa fé e que fundamente a nossa fé somente na Palavra dele.

Rev. Alcimar Dantas Dias

Um comentário:

  1. Que nos possamos exercitar a Feh todos os dias todos os momentos da nossa vida!que Deus abencoe todos nos!

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO: