sexta-feira, 30 de abril de 2010

De bem com a vida




 O que significa ser "bem-aventurado"? trata-se de uma expressão que aparece 154 vezes na Bíblia para conceituar o homem feliz. Ser feliz e ser bem-aventurado no sentido amplo dessa palavra, é alguém mais do que feliz, alguém abençoado, guardado e escolhido por Deus para usufruir de suas bênçãos na Terra e no porvir. A comparação que o salmo 1:3 faz do bem-aventurado é com uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas, pois é o que toda árvore precisa, água para se fortalecer, crescer, ter suas folhas sempre verdes e dá o seu fruto no tempo apropriado. Assim é o homem que tem o seu prazer na Lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.
A lei do Senhor é um ribeiro de águas que garante a subsistência do homem e o seu êxito no seu desenvolvimento e cumprimento do propósito de Deus .A meditação cuidadosa e diária, de dia e de noite nessa lei traz ao homem energia espiritual, pensamentos sadios, reflexões corretas sobre a vida, sobre as coisas essenciais que devem ser pensadas.
A sede espiritual é saciada pelas águas desse ribeiro que estão ali bem próximo, facilmente encontradas por aquele que na Lei do Senhor vive meditando. São águas limpidas e cristalinas. Águas que refrigeram a alma e trazem o conforto para o espírito em meio ao calor do dia.
Esta árvore tem beleza, tem vigor, tem a seiva que transita das raízes pelo caule e passa pelos ramos chegando a produzir a flor que se transforma em frutos na estação própria.
O homem que tem o seu prazer na Lei do Senhor também tem sede, mas sabe o caminho das águas e pode beber delas sempre. Tem o vigor para realizar as tarefas que estão sob sua responsabilidade. Este homem tem a beleza de Cristo no seu rosto assim como as folhas verdes embelezam uma árvore sadia. Sabe ainda suportar momentos difíceis de calor sem que tais folhas caiam. Os frutos que são produzidos estão relacionados com a Produção do Espírito Santo no coração, conforme está em Gálatas 5:22 ..."Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Tal pessoa expressa estas nove partes do fruto do Espírito em suas vidas naturalmente e sem esforço. Podemos descobrir um bem-aventurado (a) facilmente quando vemos estas nove partes do mesmo fruto, presentes na vida de tal pessoa. E o que dizer de nós mesmos? temos nós presenciado tais frutos em nossas atitudes? em nossas palavras? em nossos pensamentos? Podemos nos considerar como bem-aventurados? Somos felizes em nós mesmos? Se Jesus é suficiente para nossa inteira felicidade, isso nos basta. O importante não é provar para ninguém que somos felizes, mas apenas sermos. Jamais seremos bênçãos para os outros se antes não o formos para nós mesmos.
Que a graça de Cristo nos conforte e nos fortaleça nesse lindo dia!
Pr Alcimar D. Dias

3 comentários:

  1. Como é bom usufruir dos ribeiros de águas, da fonte de águas vivas que é Jesus.Com certeza mais que feliz e completo é somente aquele que conhece a JESUS! xerosss

    ResponderExcluir
  2. Pastor guarde todos escrituras que deus estah te inspirando,para depois encadernar e publicar esse livro abencoado!(eh apenas um sugestao,ou serah uma profecia?!)

    ResponderExcluir
  3. Ideia e profecia excelente. Vou considerar isso com muito zelo.

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO: