terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma palavra para o Justo

O livro de Isaías contém as mensagens do profeta Isaías ao povo de Judá e aos moradores de Jerusalém entre 734 e 687 a.C. Ele ensina que Deus é poderoso e exige que o seu povo seja SANTO.

O nome Isaías significa (Salvação de Javé) . Ele foi profeta de Judá nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias e sua chamada se deu em 740 a.C. Seu ministério se estendeu por 47 anos. Esse livro pode ser dividido em três partes. 1) Os caps. de 1 a 39 falam do tempo em que Judá está sendo ameaçado pela Assíria. O povo deve abandonar o pecado e abraçar a honestidade e a justiça. 2) Os caps. 40 a 55 falam da humilhação de um povo que foi expulso do seu país como castigo por causa dos seus pecados. Mas Deus vai trazer libertação. 3) Os caps. 56 a 66 trazem conselhos para o povo após a sua volta do CATIVEIRO. Isaías é chamado de “profeta evangelista”, sendo mencionado 22 vezes no NT.

Chamo a sua atenção para o cap. 3 desse livro quando Isaías começa a intensificar o juízo de Deus sobre seu povo. Juízo este provocado pela linguagem e pelas obras do próprio povo que era contra o SENHOR “...para provocarem os olhos da sua glória. O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.” Is.3.8,9

Vejamos o juízo anunciado: “ PORQUE, eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, tirará de Jerusalém e de Judá o sustento e o apoio; a todo o sustento de pão e a todo o sustento de água; O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião, O capitão de cinqüenta, e o homem respeitável, e o conselheiro, e o sábio entre os artífices, e o eloqüente orador. E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles. E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre. Quando alguém pegar de seu irmão na casa de seu pai, dizendo: Tu tens roupa, sê nosso governador, e toma sob a tua mão esta ruína; Naquele dia levantará este a sua voz, dizendo: Não posso ser médico, nem tampouco há em minha casa pão, ou roupa alguma; não me haveis de constituir governador sobre o povo.”Is 3.1 a 7

No vv. 10 do mesmo capítulo, lemos a seguinte mensagem para o justo: “Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerá do fruto das suas obras. A totalidade da nação parece estar contra o Senhor em uma vida inteiramente afastada dos princípios de santidade, no entanto, o Senhor se dirige ao remanescente que existia e que se mantinha fiel à vida agradável a Deus. Essa mensagem é para o justo, para aquele que foi considerado justo por Deus. Para o justo lhes é dito que bem lhe irá, porque comerá do fruto de suas obras.

Esta distinção de Deus com relação ao justo dentro do seu próprio povo nos faz pensar no estado da Igreja de Cristo na atualidade. É possível que o povo que se chama povo de Deus esteja hoje vivendo como Jerusalém naqueles dias. Uma vida mergulhada no pecado, em meio à vaidade, com uma linguagem e obras inteiramente contrários à natureza santa de Deus e por isso não escaparão do juízo vindouro do Senhor.

Contudo, a mensagem para o justo é a mesma: Tudo te irá bem! Permaneces, ó justo, nas tuas obras com perseverança e paciência. Tu que sabes que teu nome está escrito no livro da vida. Tu que estás esperando a qualquer hora, o retorno do nosso Senhor Jesus Cristo. Tu que tens sido fiel aos princípios das Sagradas Escrituras. Tu que amas a santidade e tens prazer na vida simples e sincera perante o Deus Altíssimo. Sabes que mesmo que venha o juízo de Deus sobre as nações, e até sobre aqueles que se dizem santos e não são, sabes que sobre ti virá o bem de Deus. Portanto, não te sintas cansado nem desanimado. Há uma palavra de Deus para ti, uma palavra de livramento, uma palavra de sustento, uma palavra de conservação da tua vida em meio ao caos em que está se transformando o mundo nestes últimos dias. O Justo de Deus é vencedor em qualquer circunstância da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: