sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Encontro com Deus

No livro de Isaías 6: 1 a 8 está registrado o encontro do profeta com o Senhor. Foi um encontro que marcou a vida do profeta. Foi um encontro que mudou a sua trajetória de vida e que solidificou a sua convicção sobre o que era a vontade de Deus para o resto da sua vida. Foi um encontro esclarecedor e necessário para fazer o profeta Isaías se dedicar exclusivamente àquilo que Deus já tinha determinado para a sua existência.

Neste encontro com Deus, Isaías viu e ouviu coisas muitíssimo importantes. Isaías viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono. Esta visão refere-se a Soberania de Deus. É a visão do Deus que reina soberanamente assentado no seu trono eterno. Isaías viu o Deus que a Bíblia toda nos revela. O Deus pessoal que tem toda a autoridade no céu e na terra. Trata-se do Senhor que tem uma vontade e que trabalha continuamente pela realização de sua própria vontade. Diríamos que a motivação principal da existência de Deus é a realização do beneplácito da sua vontade para sempre.

No momento desta visão, Isaías saiu da centralidade egoísta de si mesmo para compreender a centralidade da existência de tudo no ser de Deus. Isaías deixou o seu mundinho particular para contemplar o universo incomparavelmente maior e mais importante do reino absoluto e eterno do Senhor.

Como escritor detalhista, Isaías observa o comportamento dos Serafins perante o Senhor. Observa que eles têm seis asas e com essas asas os serafins cobrem os rostos, cobrem os pés e voam.

Cobrir os rostos tem a ver com reverência diante da glória do Senhor. Pode também nos falar sobre o interesse dos Serafins por não serem vistos. Eles estão tão satisfeitos com a glória de Deus que não se preocupam com a exposição do próprio rosto. Além de se portarem com muita reverência diante da majestade de Deus, os serafins escondem o rosto para que somente a glória de Deus seja vista.

Cobrir os pés nos lembra Ef.6:15 “calçai os pés com a preparação do Evangelho da paz.” Lembra-nos a vida de testemunho santo, uma santidade prática no andar do cristão.

Com as outras duas asas os Serafins voavam numa demonstração de serviço ao Senhor. Isso me faz pensar sobre a santidade no serviço a Deus. Os serafins estão inteiramente dedicados a Deus com reverência e respeito pela sua Glória, com os pés guardados em santidade e em serviço santo que é feito em incondicional obediência.

Que tipo de encontro temos tido hoje com o Senhor? Temos nós contemplado a Sua Soberania? Podemos nós afirmar que também temos visto o Senhor assentado num alto e sublime trono ou continuamos vivendo voltados para dentro, com a visão egoísta e mesquinha de um mundinho limitado? Devemos pensar sobre que reverência temos tido para com o Senhor. A visão da soberania gera temor a Deus. A visão do seu trono nos leva a uma vida de santidade e consagração refletida no esconder do rosto para que somente Ele seja visto, esconder os pés numa vida de testemunho e ainda consagração séria do nosso fazer para Deus. Seja lá o que viermos a fazer para o Senhor, devemos fazer em santidade e fazer da melhor maneira possível pois Ele é soberano e majestoso.

Precisamos estar continuamente contemplando a visão do Senhor assentado no seu mais alto e sublime trono.

Rev. Alcimar Dantas Dias

Um comentário:

  1. Bonito texto Pastor, obrigado!
    Saudades das suas mensagens em Houston. Era uma bencao!

    Abraco meu e de Kenelma a voce e toda familia.

    Gabriel Fanini

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO: