sexta-feira, 14 de maio de 2010

Um lugar de descanso

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará.”Sl 91:1. Este Salmo fala sobre proteção, sobre o cuidado de Deus, sobre descanso e conforto que vem do Altíssimo para aquele que habita no seu esconderijo.

O que habita no esconderijo do Altíssimo não corre riscos, não fica perturbado, não entra em desespero, não fica amedrontado, não fica oprimido e nem desesperado porque está num lugar tão privilegiado e seguro onde só pode mesmo descansar.

Descanso é o estado de repouso quer seja do corpo ou da alma. Mas, o sentido do Sl 91:1 é mesmo o descanso espiritual. Tem a ver com o experimentar da paz deliciosa do Senhor Jesus Cristo e com o gozo espiritual que emana de Deus.

Existem duas idéias interessantes para se pensar neste versículo. A primeira é a idéia de habitação, fazer morada no esconderijo do Altíssimo é o que garante uma vida de descanso. Não se fala aqui sobre possíveis visitas ao esconderijo do Altíssimo. Visitas necessárias para pedidos de socorro ou de uma bênção qualquer. A idéia é habitação, morada, permanência lá. A segunda idéia é a idéia de proximidade. O descanso é para aqueles que estão tão próximos do Altíssimo tanto quanto lhes for possível. Proximidade que gera intimidade e comunhão com o Altíssimo. O descanso da alma é para aqueles que estão próximos e habitam com Deus vivendo na sua sombra.

O Senhor Jesus falou em Mt. 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Este convite de Jesus mais uma vez aponta para o caminho do descanso da alma.O segredo é vir para mais perto de Jesus o quanto for possível. Aproximar-se dele, chegar perto, deixar que Ele entre no coração ou entrar nele pela fé, enfim, é caminhar em direção a Jesus e sentir o seu cheiro, o seu toque, a sua presença. Em 2Co 5:17 Paulo usa o termo “está em Cristo” para falar sobre o escolhido de Deus. Em Cl 1:27 ele usa o termo “Cristo em vós” para se referir a esperança da glória. A proximidade com Cristo é complexa para saber se nós é que estamos nele ou se Ele é quem está em nós. Mas, é bastante simples para entendermos que é uma proximidade abençoadora, necessária e que gera intimidade e comunhão com Deus e descanso para a alma.

O cansaço da alma pode vir da luta pela sobrevivência ou ser causado pelos obstáculos que surgem da busca pela conquista dos alvos ou das frustrações sofridas. Pode vir também de situações adversas como dívidas, enfermidades, privações, decepções, etc. A prática do pecado, o envolvimento com os vícios, as drogas ou até mesmo a mesmice da vida também geram o cansaço da alma. A vida no mundo gera cansaço. O homem se cansa de lutar, se cansa de esperar, se cansa por não ver resultados, enfim, o homem é passivo de cansaço.

Para encontrar o descanso é fundamental OUVIR o chamado de Jesus: “Vinde a mim”. Não é apenas escutar, mas ouvir com atenção, inclinar os ouvidos com fé e consideração ao seu chamado. Esse tipo de audição resulta em OBEDIÊNCIA. Aquele que crê obedece, toma uma atitude de fazer exatamente como Jesus orienta porque somente a fé não resolve. Tg2:19 “ Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.” Os demônios crêem mas estremecem porque não são obedientes, antes se rebelaram e foram expulsos do seu estado original. Mas aquele que ouve o chamado do Mestre e faz o que Ele manda, com certeza consegue agradar ao pai e recebe suas bênçãos.

Pr Alcimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: