quarta-feira, 5 de maio de 2010

ONDE ESTÁ A BASE DA TUA ALEGRIA?

Salmo 4:7 diz: Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que havia multiplicação de trigo e vinho.
Se leres o salmo completo vais perceber dois tipos de alegria: a que vem de conhecer e confiar no Senhor e a segunda que vem das circunstâncias agradáveis. A primeira eterna e a outra circunstancial e imprevisível. A primeira vence o desânimo e a outra apenas encobre.
Então, tu te sentes mais amado por Deus pelo que Ele faz por ti ou pelo o que fez mesmo antes da tua existência culminando com o evento da cruz do calvário? O foco desta questão não nega que o Senhor faz muito por nós. Sim, Ele faz, mas somente os cristãos tem de relocar a fundação das suas alegrias. Assim, a base da nossa alegria tem de ser Deus e não o nosso eu, nossa auto-suficiência, nossos bens, nossos filhos, nossa igreja, nosso emprego, nossa beleza, nosso mestrado, nosso doutorado..........são tantos nossos.
Meditando nisso, devemos nos preocupar mais com os cristãos genuínos que não se sentem amados por Deus do que com os cristãos nominais que se sentem, mas estão presos as coisas deste mundo. Há milhares de cristãos nominais que não nasceram de novo, mas se sentem amados por Deus. Sim, estes estão a caminho do inferno.
Milhares de pessoa têm absorvido a idéia de que tornando-se cristãos devem continuar buscando as mesmas coisas que buscavam antes de nascerem de novo, se é que nasceram. Queres riqueza, pare de depender de si mesmo, mas dependa de Jesus através da oração, fé e obediência a palavra. Queres escapar da dor do inferno, volta-te para Jesus autor e consumador da nossa fé. Queres um casamento feliz, volta-te para o Senhor e pedes ajuda a Ele. Queres um bom emprego, espera com paciência no Senhor e Ele se voltará para ti. Será que estais tendo os mesmos desejos de antes quando eras um irregenerado. Será que não estais considerando Jesus como uma nova loja, nova concessionária, novo hotel, novo engenheiro, novo provedor, novo arquiteto, novo médico.. são tantos novos. Ele é a ignição do novo nascimento e de uma nova alegria eterna Nele. De uma alegria que excede todo tipo de entendimento humano. Aquela alegria que os irmãos do Haiti tiveram quando louvavam a Deus em meio aquele terrível terremoto.
Tudo que o Senhor faz por nós é para gloria Dele. Ele sempre faz mais do que pedimos ou pensamos. Vejamos alguns exemplos do amor incondicional de Deus buscando a sua própria gloria.

1- Deus mostra seu amor por nós quando nos predestinou para adoção na sua família.
Efésios 1: 5-6: e nos predestinou para adoção como filhos através de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e gloria da sua graça.
O Senhor já nos amava antes da nossa existência.

2-Deus mostra seu amor por nós quando nos criou.
Isaias 43:6-7 – Trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que crie para minha gloria; sim, Eu os formei, sim,Eu os fiz.
O Senhor nos ama. Nós temos de nos alegrar eternamente em tudo que Ele planejou para nós. Sim, Ele fez isso e disse: para minha gloria.

3-Deus mostra seu amor por nós quando enviou-nos o Salvador.
Lucas 2:10 -14 – Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: gloria a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens.
Nós temos o Salvador, Ele tem a gloria. Nós temos gozo, Ele tem o louvor.

4-Deus mostra seu amor por nós quando Jesus morreu na cruz do calvário.
2corintios 5:14-15- Porque o amor de Cristo nos controla, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E Ele morreu por todos, para os que vivem, não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Ele busca sua gloria através da nossa salvação. O Salmo 79:9 diz: Ajuda-nos ò Deus da nossa salvação para gloria do teu nome; livra-nos e nos perdoa por amor do teu nome.

5- Deus mostra seu amor por nós quando Jesus intercede por nós.
João 17:14 - Pai, aqueles que me deste quero que, onde Eu estiver também eles estejam comigo, para que vejam a minha gloria que me deste; porque tu me hás amado antes da fundação do mundo.
Ele nos deu muitas coisas, mas a base da nossa alegria tem de ser: Ver sua gloria.

A questão fundamental destes cinco pontos é mostrar através da bíblia que Deus realizou todos estes atos de amor em nosso favor e que todos eles revelam que Ele está nos amando para sua própria glória.
Assim cheguemos a conclusão que jamais o nosso eu, nossa auto-suficiência nos trará gozo e sim, somente o amor infinito de Deus. Coloca o teu coração em Deus, na sua palavra, nas suas promessas, mais no céu do que na terra. Esforça-te e tem bom animo. O maior presente que Senhor tem para ti é não te deixar tornar-se um deus. Deus será o teu Deus. Somente Ele eternamente. Amem.

Sólon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: