quinta-feira, 28 de outubro de 2010

31 de Outubro

31 de Outubro é a data do Aniversário da Reforma Protestante. Dois momentos históricos contribuíram para o surgimento do termo "Reforma Protestante".


O primeiro momento foi no dia 31 de outubro de 1517, num tempo de grande apostasia, quando Martinho Lutero, elaborou 95 teses contra a venda de indulgências (perdão de pecados) pela igreja da Idade Média

O segundo momento histórico se deu na Alemanha,em 19 de abril de 1529, quando a segunda dieta de Speyer, convocada pelo imperador Carlos V, revogou uma autorização concedida três anos antes para que cada príncipe determinasse a religião de seu próprio território. O termo foi logo adotado, de início pelos católicos e logo a seguir pelos próprios partidários da Reforma, pois seu protesto, entendido como uma rejeição à autoridade de Roma, constituiu um claro sinal às diversas igrejas que se declaravam reformadas. Surgiu assim o termo “Protestante”.

O protestantismo se espalhou pela Europa e foi na Escócia, graças aos esforços de John Knox, no século XVI, que contribuiu ativamente para a instauração do presbiterianismo.

O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do trabalho missionário do americano Ashbel Green Simonton (1833-1867), que chegou ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade. Em abril de 1860, Simonton dirigiu o seu primeiro culto em português; em janeiro de 1862 foi fundada a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. No breve período em que viveu no Brasil, Simonton, auxiliado por alguns colegas, fundou o primeiro jornal evangélico do país (Imprensa Evangélica, 1864), criou o primeiro presbitério (1865) e organizou um seminário (1867). O Rev. Simonton morreu vitimado pela febre amarela aos 34 anos, em 1867.

(Resumo histórico elaborado pelo Rev. Alcimar Dantas Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: