terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Reclamação de Deus


Malaquias 1.6 a 14


A Reclamação de Deus com respeito a má qualidade dos cultos oferecidos a Ele pelo seu povo é a temática desse texto.Deus acusa a falta de honra ao seu nome , a falta de temor e o desprezo para com a sua pessoa , seguidos de leviandade e ironia dos sacerdotes.O que tornava o altar de Deus despresível e consequentemente provocava a rejeição do povo diante do Senhor.

Teria o povo coragem de oferecer a um Governador terreno tais sacrifícios? Quanto zelo e cuidado existe quando se vai oferecer um presente a uma autoridade terrena! Todavia, para com Deus o povo estava relaxado e desmotivado.

A oferta reflete a pessoa do ofertante. Rejeitar a oferta era rejeitar o ofertante. Só restava para o povo suplicar ao Senhor o seu perdão e o seu favor. Buscar de Deus a sua graça e o seu poder que vem operar no interior do povo a devida mudança de intenção e de atitude.

Na pespectiva de aceitação e de aprovação, o povo precisaria meditar na grandeza de Deus e na importância do seu nome em todas as nações. O Deus que é o Criador de todas as coisas, que tem atributos divinos como a Onisciência, Onipotência e a Onipresença. Nesses termos, Ele deveria ser satisfeito, pois era merecedor de tal reconhecimento. A preocupação principal de um adorador deveria ser a satisfação de Deus. A satisfação de Deus provoca nos seus adoradores o reflexo da mesma e torna a sinceridade e a verdade do culto em gozo profundo em quem o adora.

Junte-se a isso a necessidade de melhorar a qualidade das ofertas. “Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.” V14. Como a oferta revela a pessoa do ofertante, seria necessário expressar nela toda a boa intenção e o bom caráter. Seria necessário trazer ao altar de Deus o melhor louvor, o melhor serviço, a melhor oração, etc. O ofertante deveria dar a Deus o seu melhor e isso com muita motivação e alegria seguidos de uma sincera gratidão a Ele.

Tudo isso deveria ser acompanhado de um clamor pelo favor divino e pela sua abundante graça. Ou seja, o povo deveria reconhecer a sua total dependência de Deus e confessar a sua inteira incapacidade de realizar qualquer coisa que não fosse somente pela misericordiosa ajuda do próprio Deus.

Um comentário:

DEIXE UM COMENTÁRIO: