domingo, 15 de agosto de 2010

Meditação

Para sair da superfície e penetrar na profundidade semântica das Sagradas Escrituras é necessário ler e reler o texto escolhido. Aqui estão algumas dicas para quem quer ir um pouco mais além :
1. Observe. Separe o texto desejado e faça observações atentas e cuidadosas. Em espírito de oração e na dependência do Espírito Santo, mantenha os olhos no texto, dê uma olhada no contexto, separe as palavras mais expressivas, tente descobrir qualquer a mesnagem central do referido texto.
2.Faça a análise semântica do texto , ou seja, busque a ánálise do significado de cada palavra e das frases. Sempre é bom ter um dicionário à mão. Anote tudo no seu caderno de meditação. Se possível, faça um levantamento do campo semântico das palavras principais.
3. Faça a Intertextualidade, ou seja, compare o texto escolhido com outros textos bíblicos que tratam do mesmo assunto em outros livros da Bíblia. Faça comparações entre os textos. Anote tudo que achar interessante. Faça uma paráfrase do texto, ou seja, reescreva os versículos com suas próprias palavras sem omitir nem acrescentar nada ao sentido.
4. Aplique o resultado de suas anotações na sua própria vida com perguntas do tipo: O que isso tem a ver com a minha vida? Como posso praticar isso? Tenho eu feito isso? etc.
Estes quatro pontos podem ajudar você a compreender melhor as sagradas Escrituras e extrair lições inéditas para você e outros com quem pode compartilhar.
Deus nos dê um frutífero dia!
Pr Alcimar Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: