terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Novo Nascimento


O QUE ACONTECE com a PESSOA que NASCE DE NOVO?

1.De acordo com Romanos 8. 1 a 39, a pessoa que passa pelo novo nascimento recebe o “Espírito de Vida” v.2 em Cristo Jesus. Significa que a referida pessoa estava morta, sem graça, vivendo uma vida medíocre, uma vida de tristeza e tédio, de desilusão, etc. Com o novo nascimento essa pessoa é vivificada, experimenta o novo nascimento em Cristo e a partir daí a sua vida interior muda. O novo nascimento traz mudanças boas para a sua vida. A pessoa nascida de novo começa a experimentar uma alegria diferente, um gozo no coração e um prazer na alma.

2. Uma segunda coisa que acontece com quem nasce de novo é a sensação de libertação. É como se um peso tivesse saído de suas costas. Uma sensação de alívio. Tudo aquilo que pesava é retirado e jogado fora. As cadeias do pecado, do inferno e da morte são quebradas e isso proporciona a liberdade espiritual em Cristo Jesus.

3. Outra coisa que acontece é a mudança de direção em sua vida. Conforme Rm. 8.14, o Espírito de Deus começa a guiar os filhos de Deus. A presença do Espírito Santo na vida dos novos convertidos é tão certa como indispensável. O Espírito inicia o novo viver, a nova fase de vida onde Ele agora é quem guia o novo convertido pelo caminho da sua santa vontade, através da voz interior que lhe fala sempre qual o caminho a seguir e quais as decisões a serem tomadas.

4.Também acontece a mudança no relacionamento com Deus, pois agora o novo convertido sente- se filho na medida em que o próprio Espírito Santo confirma no seu interior a sua condição de filho de Deus, v16. Filhos com todos os direitos de um filho legítimo por causa da adoção que inclui a posição de herdeiro de Deus.

5. O Espírito que é concedido a cada novo filho de Deus passa a habitar em suas vidas com a função de prestar-lhe assistência em suas fraquezas, com intercessões constantes. A assistência do Espírito é fundamental para seu fortalecimento e perseverança nos caminhos do Senhor.O Espírito Santo vai começar a produzir o seu fruto no novo convertido e este processo vai se tornando em evidências do novo nascimento, na medida em que vão revelando a mudança de natureza do novo homem.

6. A sensação de aceitação também é uma evidência do novo nascimento somada ao conforto do cuidado que Deus tem pelo seu novo filho, não somente no futuro, mas também a sua preocupação com o seu presente. Isto está explícito no v.31 e 32 quando afirma que “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio filho, antes por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”.

7. Some-se a isso tudo, a certeza de que essa nova aliança com Deus é para sempre. Nada poderá separar o novo convertido do amor de Deus, vv38 e 39. Isto faz com que o homem que está em Cristo, que nasceu de novo pela obra regeneradora do Espírito Santo seja de fato, um vencedor(v.37).



Tudo isso que acontece na vida do novo convertido é o desfeche do plano Pré estabelecido de Deus para a vida dos que Ele conheceu de antemão e os predestinou para serem conformes a imagem do seu Filho Jesus os quais foram chamados pela voz do Evangelho pregado e que resultou na justificação dos mesmos e que serão finalmente glorificados quando da ressurreição dos seus corpos(v.29).

Estas são algumas importantes evidências do verdadeiro novo nascimento.

Pr. Alcimar Dantas Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: