quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um chamado à santidade


João 2:13 a 22 Jesus purifica o templo.

Esse texto narra sobre a ida de Jesus ao templo, mostra o que Ele encontrou lá, a sua reação diante do que encontrou e as profundas lições do Mestre sobre o seu zelo pela casa do Pai. A noção do corpo como santuário de Deus, a destruição e a reconstrução de um novo santuário e a urgente necessidade de uma volta às origens da verdadeira adoração.

Nesse texto Jesus exorta a todos a terem zelo pela Igreja e a expulsarem de dentro dela tudo aquilo não condiz com a ética do reino e a santidade de Deus. Jesus chama a casa à ordem e provoca em todos, uma séria reflexão sobre santidade, sobre o que deve estar dentro do templo e o que deve ser expulso dele. Jesus aponta o erro e motiva o seu povo a caminhar em direção ao que é certo e honesto. Jesus deixa claro que o seu ministério é de purificação e reconstrução.

Percebe-se na reação de Jesus ao expulsar os cambistas do templo, o seu profundo e sincero zelo pelo templo. Jesus encontrou lá, intenções contrárias ao que o Pai desejaria. Pensamentos impuros, desejos carnais, malícias, interesses pessoais e exploração pública da fé dos menos favorecidos. O desvio de propósito levou Jesus a santa indignação. O templo que fora construído para a verdadeira adoração a Deus, como lugar de arrependimento e oferecimento de sacrifícios em prol do perdão, da comunhão sincera com o Pai, lugar que foi escolhido pelo próprio Deus como sua habitação e de onde emanava a Sua palavra, agora entregue aos ambiciosos cambistas e carnais sacerdotes que tiravam proveito em tudo e só pensavam em si mesmos.

Somos levados em pensar em nossa vida como um templo que pertence ao Senhor. Somos levados a desejar uma vida pura e conscientemente consagrada a adoração ao Senhor. Cabe-nos buscar em Cristo a purificação dos nossos pecados e a graça que nos fortalece a viver de forma agradável ao Pai.

Rev. Alcimar Dantas Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: