segunda-feira, 26 de julho de 2010

Analfabetismo Ideológico

Em Março de 2006, uma edição da influente revista britânica “The Economist” publicou um artigo sobre a situação da leitura no Brasil e vejam um pedacinho do artigo: “Muitos brasileiros não sabem ler. Em 2000, um quarto da população com 15 anos ou mais eram analfabetos funcionais. Muitos simplesmente não querem. Apenas um adulto alfabetizado em cada três lê livros. O brasileiro médio lê 1,8 livros não-acadêmicos por ano –menos da metade do que se lê nos EUA ou na Europa. Em uma pesquisa recente sobre hábitos de leitura, os brasileiros ficaram em 27º em um ranking de 30 países, gastando 5,2 horas por semana com um livro. Os argentinos, vizinhos, ficaram em 18º.”

A falta de leitura no Brasil faz com que a televisão seja um dos mais influentes meios de comunicação e um dos mais poderosos meios de formação ideológica em nosso país.

Tratando-se especificamente das novelas brasileiras e mais precisamente as novelas veiculadas pela Rede Globo, tornaram-se para aqueles que tem um certo grau de leitura, não somente insuportáveis como repetitivas em seus apelos à um estilo de vida leviano, imoral e antiético. Trata-se de uma verdadeira máquina de destruição das famílias.

A televisão no Brasil exerce muito maior influência do que nos países desenvolvidos. Nos países onde as pessoas gastam mais tempo com a leitura, a televisão é apenas mais um meio de comunicação, enquanto que aqui no Brasil, a televisão é o centro das atenções da maioria. Os brasileiros se mostram assim como preguiçosos intelectualmente e com isso surge o chamado curral eleitoral, falta de coragem para reivindicações junto aos governos e acomodação diante dos problemas sociais.

Junte-se a isso o crescimento desenfreado da violência urbana, do aumento gigantesco dos consumidores de drogas e da multiplicação da corrupção em todos os setores dos poderes.

Nesse momento em que se inicia o processo eleitoral em nosso país, desejaria tão somente sugerir a todos que pensassem melhor sobre o futuro da nossa Pátria. Como seria bom se investigássemos melhor a origem e as intenções dos candidatos em geral. Gastar tempo lendo, pesquisando, estudando sobre este assunto e certamente gastar tempo em oração por este país já tão sofrido, poderá ser o caminho em direção ao desenvolvimento eficaz.

Alcimar Dantas Dias

2 comentários:

  1. Grande Alcimar! Gostei do BLOG, bonito e informativo... :-)

    Brasileiro prefere um bate papo aa leitura, temos que orar para que Deus quebre este paradigma.

    Abracao
    Marcio

    ResponderExcluir
  2. Grande Márcio. Como é bom ter notícias suas!

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO: