segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Velha Escrita

Como já desconfiava, agora fiquei mais certo de que o ato de escrever usando o lápis e papel faz bem à saúde .

Li recentemente, na Revista Veja, edição 2227, de 27 de Julho último, excelente reportagem sobre a importância da escrita cursiva (aquela em que as letras são ligadas umas nas outras). Recentemente, uma decisão tomada no estado America de Indiana, desobrigou as escolas de ensinar a escrita cursiva, recomendando que elas passagem a dedicar-se à digitação em teclados de computador. Decisão esta que deverá ser seguida pelo resto dos estados americanos. Ou seja, cada vez mais tem se tornado oficial tal prática pelo mundo inteiro.

O especialista americano Mark Warschauer, professor da Universidade da Califórnia, afirmou que “ter destreza no computador tornou-se um bem infinitamente mais valioso do que produzir uma boa letra.” Embora isto pareça ser o senso comum, recentes pesquisas na área da neurociência sugere uma reflexão acerca dos efeitos devastadores do computador sobre a tradição da escrita em papel.

A observação de cérebros de crianças e adultos tem mostrado claramente que a escrita de próprio punho provoca uma atividade significativamente mais intensa que a digitalização na região dedicada ao processamento das informações armazenadas na memória, o que tem ligação direta com a elaboração e expressão de idéias. Está provado que o ato de escrever desencadeia ligações entre os neurônios naquela parte do cérebro que faz o reconhecimento visual das palavras, contribuindo assim assim para a fluidez da leitura. A neurocientista Elvira Sousa Lima explica que “pelas habilidades que requer, o exercício da escrita manual é mais sofisticado, por isso põe o cérebro para trabalhar com mais vigor.”


É importante lembrar que no Brasil, a caligrafia era importante matéria exigida nos exames de admissão no antigo Ginásio, até os anos 70. Depois disto, começou a haver uma decadência em caligrafia, problema este que tomou mais força com o advento do computador.

Eis um grande problema para as escolas da atualidade. Embora tenha sido relevante para a educação o uso do computador, não se pode desprestigiar a prática da escrita de próprio punho.

Alcimar D Dias

Um comentário:

  1. Graça e paz irmão. =)

    Me desculpe estar lhe falando sobre isso aqui, por um comentário. Mas rogo encarecidamente ao irmão, que nos ajude a divulgar um texto intitulado "Manifesto Cristão" que vai no link abaixo.

    http://aounicodeusverdadeiro.blogspot.com/2011/07/manifesto-cristao.html

    O texto é apenas uma adaptação de vários textos de autores Cristãos. A intenção é apenas levar esta palavra ao maior número de pessoas possível. Isso é um manifesto contra o evangelicalismo moderno, que tem enganado muitas pessoas e desonrado ao nosso amado Senhor Jesus.

    Leia o texto, e se achar pertinente postar em seu blog, ficarei imensamente honrado e agradecido. Se conhecer outras pessoas ou blogueiros que possivelmente se interessariam em divulga-los, seriam maravilhoso também. Se você não quiser, não precisa citar fonte nem nada desse tipo. Só a publicação do conteúdo, para o conhecimento das pessoas, já seria uma benção sem tamanho.

    Desculpe qualquer incômodo. Desde já, grato pela atenção. =D

    Pode apagar esse comentário.

    Victor Silva

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO: