terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Linguagem e o Pensamento



Chomsky trata em seu livro “A Linguagem e o Pensamento”p.21 e 22 sobre a importância dos escritos do médico espanhol Juan Huarte que publicou no final do séc XVI um estudo amplamente traduzido, sobre a natureza da inteligência humana, no qual são distinguidos três níveis:
1. O nível mais baixo foi chamado de “Inteligência Dócil” que consiste da manifestação do pensamento através dos sentidos.
2. O nível normal é o nível que vai além da limitação empirista, capaz de engendrar em si, por seu próprio poder, princípios sobre os quais repousa o conhecimento. Os espíritos humanos normais são capazes de, por si mesmos, produzirem milhares de conceitos de que nunca ouviram falar. São capazes de inventar e dizer coisas que nunca ouviram de outros. Neste caso, a Inteligência humana consegue adquirir conhecimento por seus próprios recursos internos, fazendo uso dos sentidos e construindo um sistema cognoscitivo em termos de conceitos e princípios independentes; e é capaz de expressar esse conhecimento por meios que transcendem qualquer exercício ou experiência.
3. O nível mais avançado, postulado por Huarte, é uma espécie de inteligência que, sem arte ou estudo, alguns dizem coisas tão sutis e surpreendentes, verdadeiras e nunca ouvidas antes por boca de algum mestre. Segundo Huarte, trata-se da verdadeira criatividade. É o exercício da imaginação criadora que excedem a inteligência normal e pode, segundo seu julgamento, envolver uma mistura de loucura.
Para Huarte, a distinção entre a Inteligência dócil e a normal é o que separa o homem dos animais. Huarte descobriu que a palavra inteligência vem da mesma raiz latina de outras palavras que significam engendrar ou gerar. A natureza do pensamento então, distingue entre dois poderes existentes no homem, um que é comum aos animais e às plantas e outro que é participante da substância espiritual.
Alcimar Dantas Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: