terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Inteligências Múltiplas



Na visão tradicional a inteligência é conceituada como a capacidade de responder a testes de inteligência (QI). Alguns testes realizados demonstram que a "faculdade geral da inteligência" não muda muito com a idade ou com treinamento ou experiência. A inteligência é um atributo ou uma faculdade inata do ser humano. No entanto, Howard Gardner procurou ampliar este conceito. A inteligência para ele é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite às pessoas abordar situações, atingir objetivos e localizar caminhos adequados a esse objetivo. 
Segundo as suas investigações, existem sete tipos de inteligência:
1. Inteligência Linguística: característica dos poetas;
2. Inteligência Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ;
3. Inteligência Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.);
4. Inteligência Musical: possuir o dom da música;
5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.);
6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores, Políticos, Professores, etc.);
7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida.
         Acrescentamos aqui, mais uma inteligência citada pelo apóstolo Paulo:
“ Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.”
         De acordo com  Matthew Henri Commentary of Colossians,os Colossenses eram conhecidos como cristãos inteligentes: cheios do conhecimento da vontade de Deus, em todos havia sabedoria e entendimento espiritual.
 Observa-se o seguinte:
1. O conhecimento de nosso dever é o maior ganho do conhecimento. A mera noção vazia de grandes verdades é insignificante. Nosso conhecimento da vontade de Deus deve ser sempre de ordem prática: é preciso saber o que, a fim de fazê-lo.
 2. Nosso conhecimento é bênção quando ele é usado com sabedoria, quando sabemos como aplicar nosso conhecimento em ocasiões próprias, e para atender a todas as emergências.
       A Inteligência Espiritual é a consciência de que bons conhecimentos teóricos não acrescentam muito se não houver uma utilidade prática. Nossa compreensão é, então, uma compreensão espiritual quando revelamos o nosso conhecimento na nossa maneira de viver: Isto é, Devemos mostrar coerência entre o que sabemos e o que fazemos.
 
 A.D.D.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: