quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Verdadeiro Sentido da Paixão de Cristo

O verdadeiro significado da PAIXÃO de Cristo. Jo 12:20 a 28


Nesta semana chamada santa, muito se fala na Paixão de Cristo, mas poucos sabem realmente o verdadeiro significado desta expressão.
Nada melhor do que analisar as próprias palavras do Senhor em Jo.12.27 quando Ele diz: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.”
A angústia da alma de Jesus é o sintoma de sua paixão. A palavra Paixão vem de “pacio” e significa sofrimento. Ele demonstra com esta palavra, que já está sofrendo mesmo antes de ser preso e torturado fisicamente antes da morte física. Jesus afirmou esta palavra no Domingo que entrou em Jerusalém e depois de ter sido aclamado pela multidão. Depois também de ter sido procurado por André e Felipe que lhe comunicaram o desejo dos gregos de vê-lo. Nas palavras dos fariseus em Jo 12: 19, Todos estavam indo após o Mestre. Ou seja, Jesus tinha o mundo aos seus pés, a oportunidade de se tornar famoso e reconhecido pelo mundo como um grande herói. Mas, não foi esse o caminho que Ele escolheu.
A paixão de Jesus foi antes de tudo, pela glorificação do nome de seu Pai. No versículo 28 Ele diz: “Pai, glorifica o teu nome.” Quando Jesus toma conhecimento de que até os gregos queriam vê-lo, responde dizendo que “...se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.”Jo.12.24. Jesus sabe que precisa renunciar a fama e odiar a própria vida neste mundo para preservá-la para a vida eterna.
A sua paixão é primeiramente pela obediência incondicional ao propósito de seu Pai para sua vida, “Mas precisamente para este PROPÓSITO vim para esta hora.” A consciência do seu pacto com o Pai, a determinação em cumprir sua parte no pacto e o amor que tem pelo seu Pai são as razões pelas quais nada pode impedi-lo de seguir o caminho da cruz.
Em seguida, a morte de Jesus, sendo aceita pelo Pai, como assim o foi, resultou na salvação de muitos, revelando assim a grandeza do amor de Deus pelo homem, como está escrito em Jo. 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Também como está escrito em Rm 5.8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Jesus renunciou a glória proposta pelo mundo por ter em vista uma glória maior e eterna que é a glória que vem do Pai eterno. Quem dera, possamos também ter bem claro e definido em nossos corações o propósito de Deus para nossas vidas que se resume em Jo 12.25,26 “Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.”

Rev. Alcimar Dantas Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO: