quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Teoria da Comunicação

A linguagem humana tem a função de ser o meio pelo qual podemos compartilhar com os outros as nossas ideias, sonhos, conselhos, desejos, etc. A comunicação é algo fundamental para o sucesso do nosso relacionamento com os outros e é também fundamental para o sucesso do nosso ministério.
Spurgeon (2005) desafia a todos os que desejam realizar um ministério com eficiência a investir na oratória e para isso ele chama a atenção para fatores importantes na comunicação:

1. Cultivar um estilo claro. Quando alguém não consegue me fazer entender o que quer dizer é porque esse alguém talvez não saiba o estar querendo dizer. O estilo claro começa com a clareza das ideias. Antes de saber dizer, eu tenho que saber o que desejo dizer. O estilo claro implica numa linguagem clara que seja capaz de comunicar aos outros o que estamos pensando. A falta de clareza distrai os ouvintes até mesmo em uma conversa informal. Um estilo cralo implica em dicção clara e  domínio básico da língua materna. UM orador pode estar dizendo uma grande verdade, mas se ele comete erros comuns da língua, a probabiidade de os ouvintes se lembrarem dos erros é maior do que se lembrarem da grande verdade dita. Além disso, a credibilidade do que estar sendo dito pode ser afetada, principalmente quando quem estar falando é uma pessoa desconhecida. Tolices não se transformam em sabedoria só porque sáo ditas aos gritos. Então não é a gritaria que torna um orador bem sucedido e sim o cultivo de um estilo claro e convicente.
2. Ter convicção do que se deseja comunicar é outro fator que faz um orador ser bem sucedido. Às vezes, a maneira como alguém está falando é mais desistimulante do que as palavras que estão sendo ditas. Quem vai acreditar no que estamos dizendo se nem nós mesmos acreditamos? A História Clássica nos conta que quando Dario estava prestes a ser assassinado por um soldado, o seu filho que era mudo desde a infância, bradou: Não mate o Rei! Diante da possibilidade da morte do pai o jovem teve sua língua solta para falar. O que pode nos impulsionar a falar? Falamos melhor quando estamos tomados de convicção sobre a verdade.
3. Além disso, é recomendável usar um estilo lógico. A mente é a entrada da alma e estamos lidando com pessoas inteligentes. O homem é dotado de inteligência e capaz de analisar o que dizemos. A Bíblia não é um livro desestruturado para ficar ao sabor do achismo e subjetivismo alheio. Não fomos chamados para ser advogados da Bíblia e sim seus expositores. Quem tem ouvidos ouça o que diz as Escrituras. Mas devemos também usar a lógica  no tempo que se gasta falando. Existem sermões intermináveis e redundantes que só cansam o auditório. A lógica é reflexiva, capacita o orador a ler o rosto dos seus ouvintes, verificar inquietações no auditório como recado de que já basta. O que tinha de dizer já foi dito. A lógica e o bom senso ajudam a entender a hora de encerrar um discurso.
                                                                                Fonte: C. H. Spurgeon. Um Ministério ideal, 2005.