segunda-feira, 24 de junho de 2013

Subversivo

A arte de verter por baixo,  agir por insatisfação,  não se acomodar à paradigmas é comum à humanidade. É a busca pela liberdade por meio da transformação, quer seja de um sistema de governo, de um estilo de vida, de um estado intelectual, de relacionamentos ou qualquer outra situação que provoque escravidão e dependência.
A razão por que o homem não é totalmente livre não é a falta de protesto, de manifestação pública, de organização social ou de conquistas materiais como riquezas, ou benefícios sociais como hospitais, serviços públicos de qualidade, crescimento econômico, etc. Estas coisas são ótimas e necessárias e devemos lutar sim por elas. Mas, a principal causa da escravidão é ainda a espiritual. O estado de depravação a que ficou reduzido o homem depois de sua histórica queda no jardim do éden. Foi sobre este assunto que Jesus conversou com Nicodemos e lhe afirmou que "se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus."(Jo.3:3).
O estilo de reino de Deus é o mais apropriado para o ser humano. É o Reino que reúne em si mesmo , tudo o que todo homem precisa e almeja. Este reino é descrito por Jesus nas bem-aventuranças de Mateus 5. Implica em novo nascimento a partir da fé bíblica e do arrependimento sincero. Para ilustrar isso, basta olhar para as borboletas. Eram no início, lagartas feias, escravas do solo, com dificuldade de locomoção, indesejadas. Sofreram uma metamorfose e se transformaram em lindas borboletas, com liberdade de voar e atraentes pela beleza própria.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lançamento do livro LIDERANDO A SI MESMO.

O Pr. Alcimar D Dias lançou oficialmente o seu livro "Liderando a si mesmo", neste Domingo, 16 de Junho de 2013 na IPB de Cruz das Armas, em João Pessoa PB.














domingo, 16 de junho de 2013

Liderando a si mesmo!

Liderando a si mesmo

A ideia deste título surgiu a partir da leitura de I Tm. 4:16 “Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (JFA). O apóstolo Paulo estava orientando o seu discípulo Timóteo. A preocupação dele era com a pouca experiência de Timóteo e a necessidade que ele tinha de perseverar no projeto principal de sua vida.
Cuidar de si mesmo é liderar a si mesmo, influenciar a si mesmo, avaliar a si mesmo para um desempenho melhor das tarefas diárias, do cumprimento das obrigações, do exercício do trabalho, cuidar dos seus relacionamentos e daquilo que constituía o núcleo de sua fé pessoal, sempre pensando em glorificar o Criador de sua existência. Cuidar do seu ensino era  cuidar da doutrina que lhe foi transmitida através de outros mais experientes, sabendo de quem tinha recebido. Foi então, a partir deste versículo, que surgiu a ideia de escrever um livro com o título “Liderando a si mesmo”, pensando nas questões que atormentam o homem do presente século. Portanto, quão importante é este conselho de Paulo, pois quem não sabe cuidar nem de si mesmo, como vai cuidar dos outros?

Paulo mostra a Timóteo que existem condições para o sucesso do plano de Deus na vida dele. Condições como dedicação, ocupação, empenho e cuidado com as tarefas diárias, aplicação à leitura, revisão de conceitos, aprofundamento do conhecimento das verdades já adquiridas, etc. Com isto, o progresso de sua vida seria visto por todos e os frutos seriam colhidos no tempo apropriado. 
Alcimar Dantas Dias