terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Inteligências Múltiplas



Na visão tradicional a inteligência é conceituada como a capacidade de responder a testes de inteligência (QI). Alguns testes realizados demonstram que a "faculdade geral da inteligência" não muda muito com a idade ou com treinamento ou experiência. A inteligência é um atributo ou uma faculdade inata do ser humano. No entanto, Howard Gardner procurou ampliar este conceito. A inteligência para ele é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite às pessoas abordar situações, atingir objetivos e localizar caminhos adequados a esse objetivo. 
Segundo as suas investigações, existem sete tipos de inteligência:
1. Inteligência Linguística: característica dos poetas;
2. Inteligência Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ;
3. Inteligência Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.);
4. Inteligência Musical: possuir o dom da música;
5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.);
6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores, Políticos, Professores, etc.);
7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida.
         Acrescentamos aqui, mais uma inteligência citada pelo apóstolo Paulo:
“ Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.”
         De acordo com  Matthew Henri Commentary of Colossians,os Colossenses eram conhecidos como cristãos inteligentes: cheios do conhecimento da vontade de Deus, em todos havia sabedoria e entendimento espiritual.
 Observa-se o seguinte:
1. O conhecimento de nosso dever é o maior ganho do conhecimento. A mera noção vazia de grandes verdades é insignificante. Nosso conhecimento da vontade de Deus deve ser sempre de ordem prática: é preciso saber o que, a fim de fazê-lo.
 2. Nosso conhecimento é bênção quando ele é usado com sabedoria, quando sabemos como aplicar nosso conhecimento em ocasiões próprias, e para atender a todas as emergências.
       A Inteligência Espiritual é a consciência de que bons conhecimentos teóricos não acrescentam muito se não houver uma utilidade prática. Nossa compreensão é, então, uma compreensão espiritual quando revelamos o nosso conhecimento na nossa maneira de viver: Isto é, Devemos mostrar coerência entre o que sabemos e o que fazemos.
 
 A.D.D.




sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Meteorito da Rússia


Justamente no dia previsto para a passagem “de raspão” de um asteroide pela Terra, (15 de Fevereiro de 2013) a imagem e os danos causados pela queda de um meteorito na Rússia chocaram o mundo. A passagem do asteroide 2012 DA14 a 27 mil quilômetros da Terra foi anunciada há mais de um mês, já o meteorito pegou todos de surpresa. Os astrônomos não puderam prever a sua vinda por causa do seu tamanho pequeno. Um astrônomo explicou que o meteorito que causou danos na Rússia não tinha nenhuma ligação com o asteroide. Este fato é assustador porque meteoritos podem vir contra a Terra sem serem vistos antes.
           Não há como não ligar este acontecimento ao texto de Lucas 21:11 “...Então sucederão eventos terríveis e surgirão poderosos fenômenos celestes.” Jesus falou isso não como astrônomo, mas como Profeta e Deus. É necessário considerar aquele cujas palavras ditas a tanto tempo, vem se cumprindo. Sem nenhum sensacionalismo, fica evidente como a humanidade depende tanto do seu Criador. Sem Ele nada podemos fazer.(Jo. 15:5).
A.D.D.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Gênesis: História ou Ciência?


Muitas pessoas tem dificuldades para aceitar a origem divina da Bíblia. Muitas dessas pessoas não acreditem na existência de Deus, enquanto outras podem até acreditar, mas não aceitam que Ele tenha inspirado as Sagradas Escrituras. Fazer com que pessoas acreditem que Deus existe é uma tarefa quase impossível para o homem, assim como provar que a Bíblia foi inspirada por Deus é tarefa igualmente  difícil.
Dentre os textos bíblicos mais perseguidos por críticos quanto à origem divina da Bíblia, encontra-se o primeiro capítulo do livro de Gênesis ou o primeiro capítulo da Bíblia. Mesmo aqueles que creem em Deus e nas Escrituras podem imaginar que existem conflitos entre os ensinamentos do primeiro capítulo bíblico e as melhores conclusões da ciência moderna. Talvez, um proeminente estudioso, que pensa saber o que seja História e Ciência não saberia dizer com exatidão se o primeiro capítulo da Bíblia é História ou Ciência. Contudo, conhecedores renomados da História tem afirmado que o primeiro capítulo da Bíblia não é somente histórico, mas é o próprio fundamento da História. Assim também no mundo científico, nomes como o de Lord Kelvin, homenageado no mundo científico, tem afirmado que: "a ciência física não tem nada a dizer contra a ordem da criação em Gênesis como dado."
Alguém pode objetar que a criação jamais poderia ter sido feita em seis dias de 24 horas como está em Gn. 01. Porém, todo aquele que tem familiaridade com a história da interpretação bíblica sabe que a palavra “dia” não representa apenas períodos de 24 horas, mas em outras passagens bíblicas, representa um período longo de tempo. Veja por ex. Joel 3:18-20 ; Zacarias 2:10-13; Zacarias 13:1-2.
Outro ponto polêmico em Gênesis 1 é que ele fala de "haver luz antes de o sol ter existido, e é absurdo pensar de luz antes do sol, a fonte da luz." A pessoa que diz isso mostra a sua ignorância da ciência moderna. Qualquer um que esteja familiarizado com a hipótese nebular, sabe que houve idades cósmicas de luz antes de o sol se tornar diferenciador entre a massa luminosa e a nebulosa.
 Mas o objetor pode ainda apontar contra o rigor científico de Gênesis 1, afirmando que a sua ordem da criação não é a ordem determinada pelas investigações da ciência moderna. O Professor JamesD. Dana (de Yale), disse que uma das razões por que ele acreditava que a Bíblia é a Palavra de Deus foi por causa do acordo maravilhosa da ordem da criação do Gênesis com a investigação científica. Isto concorda com o que Lord Kelvin afirmou no início deste artigo. É preciso dizer, no entanto, que os homens da ciência estão constantemente a mudar seus pontos de vista sobre o que foi a ordem exata da criação. Muito recentemente descobertas foram feitas que têm derrubado as teorias da ordem da criação realizada por muitos homens da ciência no passado. Descobertas recentes da ciência se harmonizam com a ordem de Gênesis 01.
Outra curiosidade de Gênesis 01 é quanto à criação original da Terra. Tudo leva a crer que ela não fora criada sem forma e vazia, mas por alguma razão, veio a tornar-se assim. As palavras traduzidas por "sem forma e vazia" são usadas ​​em qualquer outro lugar na Bíblia para revelar punição que Deus trouxe sobre pessoas e lugares por causa do pecado. Por exemplo, em Isaías 34:11, lemos sobre o julgamento que Deus há de trazer à Iduméia como punição por seus pecados com estas palavras: "Ele deve esticar uma linha de confusão e o prumo de vazio" (RV). As palavras hebraicas traduzidas por "confusão" e "vazio" são as mesmas que são traduzidas como "sem forma e vazia" em Gênesis 1:2. Jeremias 4:23-27 novamente: "Eu vi a terra, e eis que era sem forma e vazia". Em ambos os casos as palavras "sem forma e vazia" referem-se a uma ruína que Deus havia enviado como um castigo para o pecado, e a suposição é muito forte de que eles têm um significado semelhante em Gênesis 1.
A Bíblia declara expressamente que Deus não criou a terra "em vão" (Isaías 45:18). A palavra traduzida "em vão" nesta passagem é precisamente a que é traduzida "sem forma" em Gênesis 1:2. Na Versão Revisada de Gênesis 1:2 e Isaías 45:18 a palavra é traduzida em ambos os casos por "desperdício". Aqui, então, é uma declaração simples e específica na Bíblia que Deus não criou nada sem um propósito, por isso é claro que Gênesis 1:2 não pode se referir à criação original. A palavra traduzida "era" em Gênesis 1:2 pode perfeitamente ser traduzida por "tornou-se". Então Gênesis 1:2 seria: "E a terra tornou-se sem forma e vazia". Nesse caso, em Gênesis 1:1 temos a criação original da Terra. Em Gênesis 1:2 temos um breve, mas, sugestivo relato de como a Terra se envolveu em desolação e vazio, presumivelmente como punição do pecado de alguma raça pré-adâmica.
Se esta interpretação do capítulo 01 de Gênesis procede (e o argumento faz sentido), então é claro que este registro não pode, por qualquer possibilidade entrar em conflito com as descobertas da Geologia.
Rv. Alcimar D. Dias


Referência:
           Bible Difficulties, R. A. Torrey / Genesis 1--Historical And Scientific.