quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Verdadeiro Sentido da Paixão de Cristo

O verdadeiro significado da PAIXÃO de Cristo. Jo 12:20 a 28


Nesta semana chamada santa, muito se fala na Paixão de Cristo, mas poucos sabem realmente o verdadeiro significado desta expressão.
Nada melhor do que analisar as próprias palavras do Senhor em Jo.12.27 quando Ele diz: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.”
A angústia da alma de Jesus é o sintoma de sua paixão. A palavra Paixão vem de “pacio” e significa sofrimento. Ele demonstra com esta palavra, que já está sofrendo mesmo antes de ser preso e torturado fisicamente antes da morte física. Jesus afirmou esta palavra no Domingo que entrou em Jerusalém e depois de ter sido aclamado pela multidão. Depois também de ter sido procurado por André e Felipe que lhe comunicaram o desejo dos gregos de vê-lo. Nas palavras dos fariseus em Jo 12: 19, Todos estavam indo após o Mestre. Ou seja, Jesus tinha o mundo aos seus pés, a oportunidade de se tornar famoso e reconhecido pelo mundo como um grande herói. Mas, não foi esse o caminho que Ele escolheu.
A paixão de Jesus foi antes de tudo, pela glorificação do nome de seu Pai. No versículo 28 Ele diz: “Pai, glorifica o teu nome.” Quando Jesus toma conhecimento de que até os gregos queriam vê-lo, responde dizendo que “...se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.”Jo.12.24. Jesus sabe que precisa renunciar a fama e odiar a própria vida neste mundo para preservá-la para a vida eterna.
A sua paixão é primeiramente pela obediência incondicional ao propósito de seu Pai para sua vida, “Mas precisamente para este PROPÓSITO vim para esta hora.” A consciência do seu pacto com o Pai, a determinação em cumprir sua parte no pacto e o amor que tem pelo seu Pai são as razões pelas quais nada pode impedi-lo de seguir o caminho da cruz.
Em seguida, a morte de Jesus, sendo aceita pelo Pai, como assim o foi, resultou na salvação de muitos, revelando assim a grandeza do amor de Deus pelo homem, como está escrito em Jo. 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Também como está escrito em Rm 5.8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Jesus renunciou a glória proposta pelo mundo por ter em vista uma glória maior e eterna que é a glória que vem do Pai eterno. Quem dera, possamos também ter bem claro e definido em nossos corações o propósito de Deus para nossas vidas que se resume em Jo 12.25,26 “Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.”

Rev. Alcimar Dantas Dias

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Liderança Servidora

O modelo de liderança encontrado na Bíblia


João 13: 12 a 17

Introdução

“Um líder não consegue levar seus liderados além do ponto onde ele mesmo chegou.” Esta frase resume uma das maiores verdades sobre Liderança. A questão permanece: Onde a maioria das pessoas vai buscar conhecimento para elevar o nível de sua liderança? Muitas procuram nos grandes líderes do mundo- políticos, executivos, empresários, investidores, técnicos de futebol, etc. “Mas a verdade é que a melhor fonte de ensino sobre Liderança, hoje, é a mesma de há milhares de anos. Se você quer aprender sobre liderança, busque o maior livro sobre liderança que já foi escrito: a Bíblia Sagrada.” (Jonh Maxwell)

Qual é o modelo de liderança corrente em nossos dias?

- Líderes preocupados em causar boa impressão nos seus superiores.

- Políticos preocupados com o enriquecimento e a permanência no poder.

- Pais tentando se tornar “melhores amigos” dos filhos esquecendo de lhes dar a liderança de que precisam com amor, feedback, disciplina e limites.

- Professores interessados em cumprir o programa em vez de ajudarem os alunos a desenvolver o caráter.

- Pessoas interessados em Cargos mas despreparadas para realizar a função.

O que é liderança?

Dicionário Aurélio : Liderança: espírito de chefia; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos liderados.

Líder: Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias; guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc.

Cecília Whitaker Bergamini afirma que Liderança é um fenômeno de grupo, isto é, não se fala de líder/liderança em se tratando de um indivíduo Isoladamente.Trata-se “de um processo de influenciação exercido de forma intencional” (Bergamini, 1994: 15)

Liderança é:

1. Consciência de uma Tremenda Responsabilidade

2. É uma habilidade que se aprende. Ninguém nasce Líder.

3. É um processo de influenciar pessoas.

4. É uma questão de Caráter e não de intelecto.

5. É a Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.

Texto: Mt 20. 20 a 26 (“…Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal.)

Diferença entre poder e autoridade.

Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

“Alguém poderia estar num cargo de poder e não ter autoridade sobre as pessoas. Ou, ao contrário, uma pessoa poderia ter autoridade sobre os outros sem estar numa posição de poder.”

“Outro modo de diferenciar poder de autoridade é lembrar que o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocadas em cargos de poder porque são parentes ou amigas de alguém, porque herdaram dinheiro ou poder. Isto nunca acontece com a autoridade. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. ( Extraído do livro “O Monge e o executivo”, p 20.)

QUALIFICAÇÕES DO DIÁCONO I Tm 3: 9, 10 e 13 (Comentário de Jonh Calvin)

9. Mantendo o mistério da fé. Conhecer bem a pura doutrina do Evangelho. Conhecer bem a igreja onde serve como diácono. Ser bem instruído na Fé. O Diaconato é um ministério santo da Igreja e deve ser assumido com muito temor a Deus. Não é qualquer um que pode ser um diácono.

10. E deixe-os ser primeiro julgado. Ele deseja que os que são escolhidos devem

ser conhecidos, mas que a sua integridade deve ser igual a dos Presbíteros. Além disso, este julgamento não seja por uma hora, mas consiste em uma longa experiência. Em uma palavra, quando os diáconos vão ser ordenados, a escolha não deve ser de forma aleatória, sem seleção, mas devem ser aprovados por suas experiências passadas .

Da mesma forma, as esposas. Ele quer dizer que as esposas dos diáconos e dos presbíteros devem ser ajudadoras dos seus maridos. Devem estar à altura dos mesmos. Do contrário, elas podem ser um desastre para os mesmos.

13. Para aqueles que têm servido bem. As palavras de Paulo são no sentido de que, os que têm cumprido este ministério de uma forma adequada são dignos de grande honra. Este versículo nos lembra duas palavras importantes:

Competência e Desempenho

A competência vai determinar o desempenho

1. Capacitação – Conhecimento das responsabilidades do seu cargo. Habilidade para realizar sua funções. Reciclagem. Troca de idéias com outros. Avaliações periódicas.

2. Iniciativa — Agir sem passar de seus limites. Iniciar uma ação, (At 8. 5)

3. Conhecimento do ambiente —

Conhecer a natureza da Igreja onde trabalha.

Saber qual é o propósito da Igreja.

4. Amor pelo que faz - Eclesiastes 9:10

5. Não ser motivado por elogios ou críticas

(Fp. 4.11 a 13 )



Referências:

A BÍBLIA SHEDD. São Paulo - SP: Ed. Vida Nova, 1997.

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo. Rio de janeiro RJ: Ed. Sextante, 2004.

MAXWELL, John C. Líder 360º. Tradução Valéria Lamim Delgado Fernandes. Rio de Janeiro: Ed.Thomas Nelson Brasil, 2007.