quinta-feira, 27 de maio de 2010

O louvor é uma arma! (2Cron. 20. 15)

O que fazer quando somos impactados por notícias repentinas e desagradáveis? Será que estamos preparados para reagir diante de notícias assim tão negativas e que provocam em nós agitação e medo?

Foi o que aconteceu com o Rei Josafá , registrado no segundo livro de II Crônicas 20. Ele tomou conhecimento que os filhos de Moabe e os filhos de Amon estavam vindo contra o povo de Deus.

Depois de ser consultado com pedido de socorro, o Senhor respondeu dizendo coisas muito importantes:

1.“Essa peleja não é vossa, mas de Deus.” A melhor coisa na vida é trocar as nossas pelejas pela peleja de Deus. Quando nos envolvemos na peleja de Deus a vitória é certa.

2.“Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém.” Quando estamos engajados na peleja de Deus não precisamos fazer muita coisa. O agir é de Deus.

3. “Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis...” IICron. 20.20

Deus instruiu Josafá a organizar um coral e colocá-lo na frente do Exército. “E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.” IICron.20.22

A peleja foi ganha somente com louvores. O louvor é uma arma de vitória que incomoda o inferno, mas agrada os ouvidos do nosso Deus!

Rev. Alcimar Dantas Dias

terça-feira, 25 de maio de 2010

A arte de ver-se a si mesmo


Ainda analisando Isaías 6, agora olhando para o versículo 5, encontramos o profeta Isaías impactado com a visão da glória de Deus e portanto, decepcionado consigo mesmo. Ele diz está perdido por ter contemplado a santidade do Senhor uma vez que percebe que é um homem de lábios impuros e habita no meio de um povo de impuros lábios. Os seus olhos viram o Rei , o Senhor dos Exércitos e agora os seus olhos vêem a sim mesmo, um pecador que precisa de perdão.

O apóstolo Paulo também falou algo semelhante quando escreveu em Rm.7:24 “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Isso aconteceu depois que Paulo descobriu que dentro dele havia a lei do pecado que o empurrava diariamente para uma vida pecaminosa. Paulo tomou consciência de que era um escravo do pecado e não conseguia fazer o bem que desejava , mas sempre acabava fazendo o mal que detestava. Depois de passar pela experiência de novo nascimento, teve sua vida transformada e agora chegava a conclusão de que somente Jesus Cristo poderia salvá-lo desse conflito interno entre o bem e o mal. Paulo descobriu que “ ...o que fora impossível à Lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado.” Rm.8:3.

Na primeira carta do apóstolo João, cap 1, VV 8 e 9 está escrito: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” Temos aqui a solução para o pecado. Ë extremamente necessário o reconhecimento de que o mesmo habita no interior do homem para atormentá-lo. Mas é também necessário reconhecer que somente com a confissão dos mesmos perante Deus é que se pode receber o perdão em Cristo e a purificação de toda a injustiça.

 Rev. Alcimar Dantas Dias

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Encontro com Deus

No livro de Isaías 6: 1 a 8 está registrado o encontro do profeta com o Senhor. Foi um encontro que marcou a vida do profeta. Foi um encontro que mudou a sua trajetória de vida e que solidificou a sua convicção sobre o que era a vontade de Deus para o resto da sua vida. Foi um encontro esclarecedor e necessário para fazer o profeta Isaías se dedicar exclusivamente àquilo que Deus já tinha determinado para a sua existência.

Neste encontro com Deus, Isaías viu e ouviu coisas muitíssimo importantes. Isaías viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono. Esta visão refere-se a Soberania de Deus. É a visão do Deus que reina soberanamente assentado no seu trono eterno. Isaías viu o Deus que a Bíblia toda nos revela. O Deus pessoal que tem toda a autoridade no céu e na terra. Trata-se do Senhor que tem uma vontade e que trabalha continuamente pela realização de sua própria vontade. Diríamos que a motivação principal da existência de Deus é a realização do beneplácito da sua vontade para sempre.

No momento desta visão, Isaías saiu da centralidade egoísta de si mesmo para compreender a centralidade da existência de tudo no ser de Deus. Isaías deixou o seu mundinho particular para contemplar o universo incomparavelmente maior e mais importante do reino absoluto e eterno do Senhor.

Como escritor detalhista, Isaías observa o comportamento dos Serafins perante o Senhor. Observa que eles têm seis asas e com essas asas os serafins cobrem os rostos, cobrem os pés e voam.

Cobrir os rostos tem a ver com reverência diante da glória do Senhor. Pode também nos falar sobre o interesse dos Serafins por não serem vistos. Eles estão tão satisfeitos com a glória de Deus que não se preocupam com a exposição do próprio rosto. Além de se portarem com muita reverência diante da majestade de Deus, os serafins escondem o rosto para que somente a glória de Deus seja vista.

Cobrir os pés nos lembra Ef.6:15 “calçai os pés com a preparação do Evangelho da paz.” Lembra-nos a vida de testemunho santo, uma santidade prática no andar do cristão.

Com as outras duas asas os Serafins voavam numa demonstração de serviço ao Senhor. Isso me faz pensar sobre a santidade no serviço a Deus. Os serafins estão inteiramente dedicados a Deus com reverência e respeito pela sua Glória, com os pés guardados em santidade e em serviço santo que é feito em incondicional obediência.

Que tipo de encontro temos tido hoje com o Senhor? Temos nós contemplado a Sua Soberania? Podemos nós afirmar que também temos visto o Senhor assentado num alto e sublime trono ou continuamos vivendo voltados para dentro, com a visão egoísta e mesquinha de um mundinho limitado? Devemos pensar sobre que reverência temos tido para com o Senhor. A visão da soberania gera temor a Deus. A visão do seu trono nos leva a uma vida de santidade e consagração refletida no esconder do rosto para que somente Ele seja visto, esconder os pés numa vida de testemunho e ainda consagração séria do nosso fazer para Deus. Seja lá o que viermos a fazer para o Senhor, devemos fazer em santidade e fazer da melhor maneira possível pois Ele é soberano e majestoso.

Precisamos estar continuamente contemplando a visão do Senhor assentado no seu mais alto e sublime trono.

Rev. Alcimar Dantas Dias

terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma palavra para o Justo

O livro de Isaías contém as mensagens do profeta Isaías ao povo de Judá e aos moradores de Jerusalém entre 734 e 687 a.C. Ele ensina que Deus é poderoso e exige que o seu povo seja SANTO.

O nome Isaías significa (Salvação de Javé) . Ele foi profeta de Judá nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias e sua chamada se deu em 740 a.C. Seu ministério se estendeu por 47 anos. Esse livro pode ser dividido em três partes. 1) Os caps. de 1 a 39 falam do tempo em que Judá está sendo ameaçado pela Assíria. O povo deve abandonar o pecado e abraçar a honestidade e a justiça. 2) Os caps. 40 a 55 falam da humilhação de um povo que foi expulso do seu país como castigo por causa dos seus pecados. Mas Deus vai trazer libertação. 3) Os caps. 56 a 66 trazem conselhos para o povo após a sua volta do CATIVEIRO. Isaías é chamado de “profeta evangelista”, sendo mencionado 22 vezes no NT.

Chamo a sua atenção para o cap. 3 desse livro quando Isaías começa a intensificar o juízo de Deus sobre seu povo. Juízo este provocado pela linguagem e pelas obras do próprio povo que era contra o SENHOR “...para provocarem os olhos da sua glória. O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.” Is.3.8,9

Vejamos o juízo anunciado: “ PORQUE, eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, tirará de Jerusalém e de Judá o sustento e o apoio; a todo o sustento de pão e a todo o sustento de água; O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião, O capitão de cinqüenta, e o homem respeitável, e o conselheiro, e o sábio entre os artífices, e o eloqüente orador. E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles. E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre. Quando alguém pegar de seu irmão na casa de seu pai, dizendo: Tu tens roupa, sê nosso governador, e toma sob a tua mão esta ruína; Naquele dia levantará este a sua voz, dizendo: Não posso ser médico, nem tampouco há em minha casa pão, ou roupa alguma; não me haveis de constituir governador sobre o povo.”Is 3.1 a 7

No vv. 10 do mesmo capítulo, lemos a seguinte mensagem para o justo: “Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerá do fruto das suas obras. A totalidade da nação parece estar contra o Senhor em uma vida inteiramente afastada dos princípios de santidade, no entanto, o Senhor se dirige ao remanescente que existia e que se mantinha fiel à vida agradável a Deus. Essa mensagem é para o justo, para aquele que foi considerado justo por Deus. Para o justo lhes é dito que bem lhe irá, porque comerá do fruto de suas obras.

Esta distinção de Deus com relação ao justo dentro do seu próprio povo nos faz pensar no estado da Igreja de Cristo na atualidade. É possível que o povo que se chama povo de Deus esteja hoje vivendo como Jerusalém naqueles dias. Uma vida mergulhada no pecado, em meio à vaidade, com uma linguagem e obras inteiramente contrários à natureza santa de Deus e por isso não escaparão do juízo vindouro do Senhor.

Contudo, a mensagem para o justo é a mesma: Tudo te irá bem! Permaneces, ó justo, nas tuas obras com perseverança e paciência. Tu que sabes que teu nome está escrito no livro da vida. Tu que estás esperando a qualquer hora, o retorno do nosso Senhor Jesus Cristo. Tu que tens sido fiel aos princípios das Sagradas Escrituras. Tu que amas a santidade e tens prazer na vida simples e sincera perante o Deus Altíssimo. Sabes que mesmo que venha o juízo de Deus sobre as nações, e até sobre aqueles que se dizem santos e não são, sabes que sobre ti virá o bem de Deus. Portanto, não te sintas cansado nem desanimado. Há uma palavra de Deus para ti, uma palavra de livramento, uma palavra de sustento, uma palavra de conservação da tua vida em meio ao caos em que está se transformando o mundo nestes últimos dias. O Justo de Deus é vencedor em qualquer circunstância da vida.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Um lugar de descanso

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará.”Sl 91:1. Este Salmo fala sobre proteção, sobre o cuidado de Deus, sobre descanso e conforto que vem do Altíssimo para aquele que habita no seu esconderijo.

O que habita no esconderijo do Altíssimo não corre riscos, não fica perturbado, não entra em desespero, não fica amedrontado, não fica oprimido e nem desesperado porque está num lugar tão privilegiado e seguro onde só pode mesmo descansar.

Descanso é o estado de repouso quer seja do corpo ou da alma. Mas, o sentido do Sl 91:1 é mesmo o descanso espiritual. Tem a ver com o experimentar da paz deliciosa do Senhor Jesus Cristo e com o gozo espiritual que emana de Deus.

Existem duas idéias interessantes para se pensar neste versículo. A primeira é a idéia de habitação, fazer morada no esconderijo do Altíssimo é o que garante uma vida de descanso. Não se fala aqui sobre possíveis visitas ao esconderijo do Altíssimo. Visitas necessárias para pedidos de socorro ou de uma bênção qualquer. A idéia é habitação, morada, permanência lá. A segunda idéia é a idéia de proximidade. O descanso é para aqueles que estão tão próximos do Altíssimo tanto quanto lhes for possível. Proximidade que gera intimidade e comunhão com o Altíssimo. O descanso da alma é para aqueles que estão próximos e habitam com Deus vivendo na sua sombra.

O Senhor Jesus falou em Mt. 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Este convite de Jesus mais uma vez aponta para o caminho do descanso da alma.O segredo é vir para mais perto de Jesus o quanto for possível. Aproximar-se dele, chegar perto, deixar que Ele entre no coração ou entrar nele pela fé, enfim, é caminhar em direção a Jesus e sentir o seu cheiro, o seu toque, a sua presença. Em 2Co 5:17 Paulo usa o termo “está em Cristo” para falar sobre o escolhido de Deus. Em Cl 1:27 ele usa o termo “Cristo em vós” para se referir a esperança da glória. A proximidade com Cristo é complexa para saber se nós é que estamos nele ou se Ele é quem está em nós. Mas, é bastante simples para entendermos que é uma proximidade abençoadora, necessária e que gera intimidade e comunhão com Deus e descanso para a alma.

O cansaço da alma pode vir da luta pela sobrevivência ou ser causado pelos obstáculos que surgem da busca pela conquista dos alvos ou das frustrações sofridas. Pode vir também de situações adversas como dívidas, enfermidades, privações, decepções, etc. A prática do pecado, o envolvimento com os vícios, as drogas ou até mesmo a mesmice da vida também geram o cansaço da alma. A vida no mundo gera cansaço. O homem se cansa de lutar, se cansa de esperar, se cansa por não ver resultados, enfim, o homem é passivo de cansaço.

Para encontrar o descanso é fundamental OUVIR o chamado de Jesus: “Vinde a mim”. Não é apenas escutar, mas ouvir com atenção, inclinar os ouvidos com fé e consideração ao seu chamado. Esse tipo de audição resulta em OBEDIÊNCIA. Aquele que crê obedece, toma uma atitude de fazer exatamente como Jesus orienta porque somente a fé não resolve. Tg2:19 “ Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.” Os demônios crêem mas estremecem porque não são obedientes, antes se rebelaram e foram expulsos do seu estado original. Mas aquele que ouve o chamado do Mestre e faz o que Ele manda, com certeza consegue agradar ao pai e recebe suas bênçãos.

Pr Alcimar

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mais que vencedores

“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. I Co. 15: 55 a 58

Aqui estão os verdadeiros inimigos do homem: a morte, o inferno e o pecado . Satanás conseguiu levar o homem à desobediência e como conseqüência o homem ficou separado da glória de Deus. Afastado de Deus o homem experimentou a morte espiritual na forma da infelicidade, da angústia, do desespero,das ansiedades, do medo, etc.

O Senhor Jesus Cristo, no entanto, veio trazer a vitória, graças a Deus. Vitória sobre a morte e seu aguilhão, bem como vitória sobre o inferno. Essa vitória se expande sobre todos os aspectos da vida humana. Aquele que tem Jesus Cristo em sua vida é mais do que vencedor.É uma pessoa feliz, alegre, e mesmo em meio às tribulações da vida, sabe agradecer a Deus.

Certos dessa vitória nós podemos ter uma vida firme e constante. Podemos ter uma vida de serviço voluntário ao Senhor, sabendo que o nosso trabalho não é vão.

Agora não somos mais escravos do pecado. Também já não somos mais inimigos de Deus. A vitória em Cristo nos garante a certeza de um futuro feliz e eterno. As correntes da morte que nos aprisionavam foram quebradas pelo Senhor e Jesus e agora, podemos usufruir dos benefícios de sua vida abundante todos os dias aqui na terra e no futuro gozarmos a eternidade com Deus.

Rev. Alcimar Dantas Dias

terça-feira, 11 de maio de 2010

Monarquia em Amor

“ Agora pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de Ti?...” Dt. 10: 12 a 22. Quais são as exigências de Deus para o homem? O que é que Deus requer de mim? O que devo fazer para agradar ao Senhor?
A visão do Senhorio de Cristo nos põe no nosso devido lugar, ou seja, lugar de servos. Também nos leva a temer a Deus e a obedecê-lo.

O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. O sistema democrático de governo tem incentivado os homens a verem Deus de igual para igual, como se Deus fosse um Presidente eleito pelo povo e na obrigação de governar bem. Todavia, é importante saber que Deus não precisa ser eleito por ninguem, pelo contrário, Ele foi quem elegeu seu povo. (Jo.15:16). Devemos nos prostrar diante dele com humildade e servi-lo com temor, com respeito, sabendo quem Ele é.

O sistema do Reino de Deus é Monárquico. Ele reina absoluto. Claro que é uma monarquia em amor, como está escrito em Ef.1:4,5 “... e em amor, nos predestinou para Ele...”. A visão correta de Deus nos leva a uma vida agradável diante dele.

Deus requer do homem o temor, requer (exige) que o homem ande nos seus caminhos, ordena que o homem o ame de todo o coração e de toda a sua alma e que o homem quarde os seus mandamentos.

Tudo isso é para o bem do próprio homem. É para o teu próprio bem. Portanto, firme-se na visão correta de Deus!

Rev. Alcimar Dantas Dias

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das mães!


No primeiro livro de Samuel cap. 1: 9 a 18, está o relato da oração de Ana e a forma como ela foi abençoada por Deus com um filho. Ser mãe é dom de Deus. Ser mãe é privilégio. Ser mãe é bênção do Senhor.

Queremos destacar algumas características na vida de Ana que a fizeram ser uma mãe exemplar.
Uma mulher de oração. Em meio a amargura de sua alma ela resolveu orar ao Senhor. Oração com choro na presença do Senhor. Sabia por que estava orando e foi determinada em buscar auilo que estava no seu coração.
Uma mulher submissa. Mesmo tendo sido mal interpretada pelo sacerdote Eli que a considerou embriagada, ela o tratou com profundo respeito e agiu em submissão, explicando o porquê do seu choro.
Uma mulher de vida transparente. Ela contou ao sacerdote o que estava passando. Não escondeu o seu problema, mas compartilhou com ele sobre sua angústia, falou que estava muito ansiosa e aflita.
Uma mulher abençoada. O sacerdote Eli lhe deu uma palavra de esperança e ânimo. Uma palavra que mudou o seu semblante e apartir daquele momento ela já não era mais triste. Deus já havia resolvido atender a sua oração.
Uma mulher agradecida. Foi fiel a Deus em cumprir o seu voto reconhecendo que o filho que teve foi concedido por Deus. Soube agradecer a bênção e reconheceu que o seu regozijo veio do Senhor.
Que estas qualidades estejam presentes na vida de todas as mães neste dia tão especial.
Rev. Alcimar Dantas Dias

sábado, 8 de maio de 2010

O Refinador de prata

Conta-se que, certa vez algumas mulheres estavam orando e uma delas leu Ml 3:3 para as outras. Combinaram que iriam visitar um refinador de prata para saber exatamente como era feito o processo de refinar e purificar a prata. Uma delas foi visitar o refinador de prata e perguntou como era o trabalho dele. O mesmo respondeu que para refinar a prata era necessário colocar a prata no fogo. A mulher perguntou por quanto tempo a prata ficava no fogo e ele respondeu que deixava a prata no fogo até conseguir ver o reflexo do seu próprio rosto nela. Quando ele via o reflexo do próprio rosto, então estava na hora de retirá-la.

A mulher voltou para contar às amigas de oração. Elas entenderam que Deus faz o mesmo conosco para nos refinar e nos purificar. Ele muitas vezes nos deixa ficar em meio ao fogo das provações e das lutas, mas não por tempo superior ao que podemos suportar. Assim como o refinador não abandona a prata no fogo, também o nosso bom Deus não nos abandona em meio ao fogo da provação, pois o seu objetivo é somente nos refinar e nos purificar e não nos destruir.

Quando estivermos passando por lutas e provações, lembremo-nos de que o Senhor está perto, cuidando de nós, nos refinando e nos purificando para que o seu rosto seja visto através de nossas vidas.

Rev. Alcimar D. Dias

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ressuscitando os mortos

Jo.11:39,40 ”Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? “ Antes de ressuscitar Lázaro, Jesus ordenou aos homens que tirassem a pedra que fechava o túmulo. Ali estava Jesus o autor da vida diante de um defunto morto de quatro dias. Entre eles havia uma pedra que precisava ser retirada e quem deveria retirar eram os homens. Assim que a pedra foi retirada Jesus fez a parte dele ressuscitando o morto.

O detalhe importante no texto acima foi a ordem que partiu de Jesus para tirar a pedra. Tudo começa quando Deus fala. Tirar a pedra sem que Deus mande não resulta em ressurreição, mas a obediência às ordens de Deus geralmente resultam em milagres em nossas vidas. Mesmo que sejam milagres pequenos e imperceptíveis aos olhos humanos. O certo é que houve uma iniciativa de Deus que foi devidamente aproveitada pelos homens e que resultou na ressurreição de Lázaro.

Existem coisas que competem ao homem fazer e se são feitas de forma oportuna vão trazer as bênçãos de Deus sobre os que o fazem. Não podemos esperar que Deus faça o que só nós devemos fazer e nem devemos tentar fazer aquilo que somente o Senhor poderá fazer.

Às vezes nos deparamos na tentativa de querer ressuscitar mortos, mas eles ainda permanecem mortos. Talvez pela soberba humana e estado decaído em que ficamos, depois do pecado, somos tentados a querer intervir em coisas que pertencem a Deus realizar. Outras vezes reclamamos das coisas que Deus já fez em sua soberania, somos murmuradores e ingratos. Isso acontece quando expressamos nossos complexos, tristezas e frustrações relacionadas com a nossa própria existência, quando não nos aceitamos fisicamente ou quando não aceitamos coisas relacionadas como o próprio temperamento, etc. Foi Deus quem fez e só Ele pode mudar.

Entender que tirar a pedra é nosso papel nos ajuda a encontrar um estilo de vida abençoado e saudável. Mas o homem peca duas vezes: peca por não fazer a sua parte e peca por querer fazer a parte de Deus.

Pode ser que existam coisas em sua vida que estão mortas e até já cheiram mal. Pode ser um casamento que já morreu a tempo e se tornou em um silêncio fúnebre. O diálogo está sepultado, o carinho já não existe e resta apenas a cortesia ética entre amigos que convivem debaixo do mesmo teto. É preciso tirar a pedra do orgulho e do amor próprio. É necessário deixar a porta do túmulo aberta para que o ressuscitador ordene a vida.

Situações que lembram a morte na vida como angústia, amargura, decepções, frustrações pode transformar o viver numa coisa tão angustiante como um túmulo. A mesmice da vida provoca frieza e descontentamento, faz que as pessoas se sintam como se estivessem sepultadas dentro delas mesmas. O quadro se agrava quando isso vem acompanhado de conformação. Está provado que o homem é capaz de se conformar com qualquer tipo de situação. Se ele vai para prisão acaba se conformando com aquele estilo de vida desumana. Quem vive na favela acaba pensando que ali é o melhor lugar do mundo para morar. Até mesmo doentes tendem a se conformar com a própria enfermidade. O auto- diagnóstico de uma situação de morte precisa ser levado à sério urgente.

Deus é o autor da vida. Jesus disse em Jo.10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. “ Quando Jesus fala de vida ele está falando sobre felicidade, sobre alegria no coração, sobre entusiasmo para viver, sobre ânimo para trabalhar, realizar tarefas com prazer, sonhar, fazer planos, etc. A vida abundante é também a quantidade de vida que somente Ele pode nos dar.

Ao ressuscitar, Lázaro já se levantou do caixão. Uma pessoa que está viva quer se movimentar, andar, sair, conversar, realizar, etc. Deus não lhe criou para ficar prostrado, parado, preso aos vícios, estático sem rumo e sem direção. Não se conforme diante do seu próprio diagnóstico. Jesus te chama para fora. Saia de dentro de si mesmo! Há muita coisa que precisa ser feita lá fora.

Rev. Alcimar Dantas Dias

quarta-feira, 5 de maio de 2010

ONDE ESTÁ A BASE DA TUA ALEGRIA?

Salmo 4:7 diz: Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que havia multiplicação de trigo e vinho.
Se leres o salmo completo vais perceber dois tipos de alegria: a que vem de conhecer e confiar no Senhor e a segunda que vem das circunstâncias agradáveis. A primeira eterna e a outra circunstancial e imprevisível. A primeira vence o desânimo e a outra apenas encobre.
Então, tu te sentes mais amado por Deus pelo que Ele faz por ti ou pelo o que fez mesmo antes da tua existência culminando com o evento da cruz do calvário? O foco desta questão não nega que o Senhor faz muito por nós. Sim, Ele faz, mas somente os cristãos tem de relocar a fundação das suas alegrias. Assim, a base da nossa alegria tem de ser Deus e não o nosso eu, nossa auto-suficiência, nossos bens, nossos filhos, nossa igreja, nosso emprego, nossa beleza, nosso mestrado, nosso doutorado..........são tantos nossos.
Meditando nisso, devemos nos preocupar mais com os cristãos genuínos que não se sentem amados por Deus do que com os cristãos nominais que se sentem, mas estão presos as coisas deste mundo. Há milhares de cristãos nominais que não nasceram de novo, mas se sentem amados por Deus. Sim, estes estão a caminho do inferno.
Milhares de pessoa têm absorvido a idéia de que tornando-se cristãos devem continuar buscando as mesmas coisas que buscavam antes de nascerem de novo, se é que nasceram. Queres riqueza, pare de depender de si mesmo, mas dependa de Jesus através da oração, fé e obediência a palavra. Queres escapar da dor do inferno, volta-te para Jesus autor e consumador da nossa fé. Queres um casamento feliz, volta-te para o Senhor e pedes ajuda a Ele. Queres um bom emprego, espera com paciência no Senhor e Ele se voltará para ti. Será que estais tendo os mesmos desejos de antes quando eras um irregenerado. Será que não estais considerando Jesus como uma nova loja, nova concessionária, novo hotel, novo engenheiro, novo provedor, novo arquiteto, novo médico.. são tantos novos. Ele é a ignição do novo nascimento e de uma nova alegria eterna Nele. De uma alegria que excede todo tipo de entendimento humano. Aquela alegria que os irmãos do Haiti tiveram quando louvavam a Deus em meio aquele terrível terremoto.
Tudo que o Senhor faz por nós é para gloria Dele. Ele sempre faz mais do que pedimos ou pensamos. Vejamos alguns exemplos do amor incondicional de Deus buscando a sua própria gloria.

1- Deus mostra seu amor por nós quando nos predestinou para adoção na sua família.
Efésios 1: 5-6: e nos predestinou para adoção como filhos através de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e gloria da sua graça.
O Senhor já nos amava antes da nossa existência.

2-Deus mostra seu amor por nós quando nos criou.
Isaias 43:6-7 – Trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que crie para minha gloria; sim, Eu os formei, sim,Eu os fiz.
O Senhor nos ama. Nós temos de nos alegrar eternamente em tudo que Ele planejou para nós. Sim, Ele fez isso e disse: para minha gloria.

3-Deus mostra seu amor por nós quando enviou-nos o Salvador.
Lucas 2:10 -14 – Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: gloria a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens.
Nós temos o Salvador, Ele tem a gloria. Nós temos gozo, Ele tem o louvor.

4-Deus mostra seu amor por nós quando Jesus morreu na cruz do calvário.
2corintios 5:14-15- Porque o amor de Cristo nos controla, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E Ele morreu por todos, para os que vivem, não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Ele busca sua gloria através da nossa salvação. O Salmo 79:9 diz: Ajuda-nos ò Deus da nossa salvação para gloria do teu nome; livra-nos e nos perdoa por amor do teu nome.

5- Deus mostra seu amor por nós quando Jesus intercede por nós.
João 17:14 - Pai, aqueles que me deste quero que, onde Eu estiver também eles estejam comigo, para que vejam a minha gloria que me deste; porque tu me hás amado antes da fundação do mundo.
Ele nos deu muitas coisas, mas a base da nossa alegria tem de ser: Ver sua gloria.

A questão fundamental destes cinco pontos é mostrar através da bíblia que Deus realizou todos estes atos de amor em nosso favor e que todos eles revelam que Ele está nos amando para sua própria glória.
Assim cheguemos a conclusão que jamais o nosso eu, nossa auto-suficiência nos trará gozo e sim, somente o amor infinito de Deus. Coloca o teu coração em Deus, na sua palavra, nas suas promessas, mais no céu do que na terra. Esforça-te e tem bom animo. O maior presente que Senhor tem para ti é não te deixar tornar-se um deus. Deus será o teu Deus. Somente Ele eternamente. Amem.

Sólon Silva

Deus é amor!

Seria legítimo pensar sobre agradar a Deus ao mesmo tempo em que devemos nos agradar de Deus? Ou seja, o homem deve agradar a Deus ao mesmo tempo em que se agrada de Deus? Ou vamos continuar pensando que agradar a Deus é alguma coisa difícil, enfadonha e sacrificante? Não seria terrível pensar que tudo que se relaciona com Deus é chato, cansativo e brega? Existe prazer em Deus? Como alcançar esse prazer? Estas coisas me incomodaram por muito tempo. A preocupação com um estilo de vida continuamente sacrificado, tantas renúncias e reclusões que mais nos tornam hipócritas do que pessoas realmente livres para uma vida prazerosa em Deus. Não entendia porque tantas pessoas boas, de bom gosto, inteligentes e até fiéis a Deus não gostavam do ambiente da igreja, das músicas ali executadas, de algumas idéias mesquinhas e pequenas de transformar tudo em regras e preceitos, enquanto tudo lá fora é mais prazeroso e atraente. Não estou me referindo ao hedonismo, ou seja, a simples busca por prazer. Com certeza não é esta a minha preocupação. A minha preocupação é com a falta de entendimento e portanto, a privação ingênua de cristãos desinformados sobre tudo o que há de legítimo e prazeroso no reino de Deus para nós. Ou melhor, seria Deus um Deus egoísta que só pensa em si mesmo, que deseja o tempo todo ser agradado, elogiado e glorificado com o preço de nossa infelicidade e nossos sacrifícios contínuos? Que Deus é esse?
O que vemos na Bíblia é um Deus amoroso e bom. Mt.7: 11 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? “ Um Pai que está intimamente ligado aos seus filhos, que tem afinidades com seus filhos, que trata os seus filhos com respeito e seriedade.
Em Lucas 15, na parábola do filho pródigo, vemos a figura de um Pai paciente e bom, que jamais deixou de amar seu filho apesar de o mesmo ter saído de casa. Deus é esse pai muitíssimo paciente com seus filhos e sempre pronto para recebê-los de volta com amor.
Em romanos 5:11 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Encontramos a maior prova de amor que alguém pode ter dado no mundo, ou seja, Jesus morreu por nós sem sequer merecermos.
“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.”IJo 4:16.
Muitos outros versículos poderiam ser aqui incluídos para mostrar o caráter de Deus através das páginas das Escrituras. Deixamos apenas estes para nossa reflexão e agradecimento a Ele por tudo que nos tem proporcionado na vida. Ele realmente está preocupado com o nosso bem estar.

Rev. Alcimar Dantas Dias

terça-feira, 4 de maio de 2010

A armadura de Deus

Vivemos num tempo em que os livros de auto ajuda têm sido muito divulgados, bem vendidos e preferidos. Palestras têm sido dadas sobre como alcançar sucesso, como ter a auto estima elevada. Estamos na era da preocupação com a estética, a boa apresentação do corpo, o uso das palavras certas que uma vez ditas têm o poder de se reproduzirem e satisfazerem os desejos humanos. Ainda continua a idéia do super crente, é só descobrir a fórmula certa e sair por ai no seu carro novo, com um sorriso nos lábios, cheio de saúde como um vencedor que descobriu uma fórmula nova que garante um viver bem sucedido.


Contudo, o diabo não respeita os livros de auto ajuda e nem os manuais de como ser bem sucedido. A única Escritura diante da qual ele pára e respeita é a Palavra de Deus. Foi com a verbalização da Palavra de Deus que Jesus venceu o diabo quando da sua tentação no deserto. Três vezes tentado e três vezes venceu dizendo: “está escrito”. Mt 4:1 a 11.

Aos Coríntios Paulo escreveu : “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; (Co.10:4,5) e em Efésios 6:11 está escrito: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

O servo do Senhor precisa está revestido da armadura de Deus, sabendo que sua luta não é contra carne nem sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.Ef. 6: 13

A armadura de Deus consiste dos seguinte itens: cinto da verdade, couraça da justiça, pés calçados com a preparação do Evangelho da paz, escudo da fé, capacete da salvação e a espada do Espírito. Tudo isso com toda a oração e súplica no Espírito. Ef. 6: 10 a 19

Você precisa tomar estes itens e se revestir deles antes que comece o dia. Cuidar para que nenhum deles seja esquecido em algum lugar, mas tê-los sempre com você por onde andar. Pois somente assim podemos resistir no dia mal e tendo vencido tudo, permanecermos firmes no Senhor.

Rev. Alcimar Dantas Dias

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fortalecei-vos no Senhor!

Há dias em que nos sentimos enfraquecidos e cansados, ficamos desanimados e desmotivados. Tudo parece ter desmoronado e a graça da vida ter findado. Por que enfrentamos momentos assim? O apóstolo Pedro experimentou momentos de altos e baixos. Quando ele viu Jesus andando sobre as águas pediu para andar também e Jesus o chamou dizendo: “vem Pedro.” Ele foi, mas logo que olhou para as águas, teve medo e afundou dizendo: “salva-me, Senhor!” e o Senhor o tomou pela mão. Pedro andou um pouco sobre as águas mas afundou por ter desacreditado. Ficou enfraquecido e sem forças.


No dia a dia, muitas coisas podem contribuir para o nosso enfraquecimento e desânimo. Coisas como as preocupações da vida, as lembranças do passado, a falta de recursos, problemas dentro de casa, dívidas, enfermidades, desapontamentos com outros, decepções, perdas de entes queridos, etc. Apesar de tudo isso, a vida continua. É para frente que precisamos andar. O que fazer então?

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.(Ef.6:10). Inspirado pelo Espírito Santo, o apóstolo Paulo escreveu esta expressão para os Efésios e com certeza, serve para nós hoje. No Senhor está a fonte de poder que precisamos, o ânimo que buscamos, o fortalecimento espiritual que nos encoraja a levantar a cabeça e prosseguir. Fortalecer-se no Senhor é buscá-lo pela oração, é meditar na Palavra de Deus sem pressa. O fortalecimento no Senhor vem quando nos compenetramos nele e meditamos na sua majestade, quando compartilhamos com Ele e entregamos a Ele tudo aquilo que nos enfraquece.

Esse é o momento a sós com Deus. Um momento precioso e importante , mas que tem sido diariamente negligenciado pelos seus servos. É uma prática necessária e que deve ser feita sem pressa. A pressa tem impedido os servos de Deus de serem reabastecidos espiritualmente. Para que haja o fortalecimento no Senhor é preciso que haja tempo, um lugar tranqüilo onde se possa ficar a sós com Deus.

Ao terminar de ler este artigo, volte sua atenção para Deus por alguns minutos e esqueça tudo mais que lhe preocupa. Apenas feche os olhos, respire fundo  e invoque o Senhor em pensamento pelo tempo que lhe for possível. Experimente isso hoje e veja se vai fazer diferença no seu ânimo.

Rev Alcimar Dantas Dias

sábado, 1 de maio de 2010

O firme fundamento

 (Hebreus 11: 1 a 40)


O capítulo 11 de Hebreus é considerado por muitos como a galeria dos heróis da Fé. De fato, trata-se de um chamado à Fé com a demonstração de tantos homens e mulheres que viveram e morreram pela Fé. O texto mostra algumas coisas importantes:

1. O conceito de Fé no primeiro versículo: “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Fé tem a ver com certeza e jamais com dúvidas. Quem crê não duvida jamais.

2. A importância da Fé no versículo 6 : “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. O homem pode aparentemente ser bom, fazer boas obras, ajudar os outros, mas, se não tiver Fé em Deus com base no conhecimento das Escrituras Sagradas, continuará sendo uma pessoa desagradável aos olhos do Senhor. O primeiro e mais importante passo para que alguém seja agradável a Deus é Crer que Ele existe.

3. Resultados da Fé. Em vários versículos se vê resultados como: Alcançaram testemunho, foram agradáveis a Deus, foram divinamente avisados de alguma coisa, da fraqueza tiraram força, obedeceram a Deus, tiveram filhos na velhice, foram trasladado para não ver a morte, etc.

4. Origem da Fé. Todos eles creram em Deus porque um dia ouviram a voz de Deus e a própria Bíblia diz que a Fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus (Rm 10:17). Com isto eles descobriram que o que queriam era algo maior e mais excelente. Eles esperavam uma cidade construída pelo próprio Deus, uma pátria celestial. Por causa da fé que tiveram” Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.”v16 Para cuidar da nossa fé é extremamente necessário o contato com as Escrituras Sagradas através da leitura e da audição. Uma vez recebida pelo ouvir ou pela leitura, a Palavra de Deus tem o poder de gerar fé em nossos corações.

5. Conservação da Fé. Como bem precioso que o crente tem, deve trabalhar diariamente pela conservação, pelo cuidado com a própria fé. Como um dom que recebemos do Senhor é necessário cuidado, zelo, saber usá-la e propagá-la. Devemos pedir a Deus que renove a nossa fé, que aumente a nossa fé e que fundamente a nossa fé somente na Palavra dele.

Rev. Alcimar Dantas Dias