sexta-feira, 30 de abril de 2010

De bem com a vida




 O que significa ser "bem-aventurado"? trata-se de uma expressão que aparece 154 vezes na Bíblia para conceituar o homem feliz. Ser feliz e ser bem-aventurado no sentido amplo dessa palavra, é alguém mais do que feliz, alguém abençoado, guardado e escolhido por Deus para usufruir de suas bênçãos na Terra e no porvir. A comparação que o salmo 1:3 faz do bem-aventurado é com uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas, pois é o que toda árvore precisa, água para se fortalecer, crescer, ter suas folhas sempre verdes e dá o seu fruto no tempo apropriado. Assim é o homem que tem o seu prazer na Lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.
A lei do Senhor é um ribeiro de águas que garante a subsistência do homem e o seu êxito no seu desenvolvimento e cumprimento do propósito de Deus .A meditação cuidadosa e diária, de dia e de noite nessa lei traz ao homem energia espiritual, pensamentos sadios, reflexões corretas sobre a vida, sobre as coisas essenciais que devem ser pensadas.
A sede espiritual é saciada pelas águas desse ribeiro que estão ali bem próximo, facilmente encontradas por aquele que na Lei do Senhor vive meditando. São águas limpidas e cristalinas. Águas que refrigeram a alma e trazem o conforto para o espírito em meio ao calor do dia.
Esta árvore tem beleza, tem vigor, tem a seiva que transita das raízes pelo caule e passa pelos ramos chegando a produzir a flor que se transforma em frutos na estação própria.
O homem que tem o seu prazer na Lei do Senhor também tem sede, mas sabe o caminho das águas e pode beber delas sempre. Tem o vigor para realizar as tarefas que estão sob sua responsabilidade. Este homem tem a beleza de Cristo no seu rosto assim como as folhas verdes embelezam uma árvore sadia. Sabe ainda suportar momentos difíceis de calor sem que tais folhas caiam. Os frutos que são produzidos estão relacionados com a Produção do Espírito Santo no coração, conforme está em Gálatas 5:22 ..."Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Tal pessoa expressa estas nove partes do fruto do Espírito em suas vidas naturalmente e sem esforço. Podemos descobrir um bem-aventurado (a) facilmente quando vemos estas nove partes do mesmo fruto, presentes na vida de tal pessoa. E o que dizer de nós mesmos? temos nós presenciado tais frutos em nossas atitudes? em nossas palavras? em nossos pensamentos? Podemos nos considerar como bem-aventurados? Somos felizes em nós mesmos? Se Jesus é suficiente para nossa inteira felicidade, isso nos basta. O importante não é provar para ninguém que somos felizes, mas apenas sermos. Jamais seremos bênçãos para os outros se antes não o formos para nós mesmos.
Que a graça de Cristo nos conforte e nos fortaleça nesse lindo dia!
Pr Alcimar D. Dias

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A felicidade que emana de Deus

"Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." Sl 1:2
Quando o homem coloca o seu prazer na lei do Senhor ele encontra um viver feliz, uma vida abençoada e prazerosa. A verdadeira felicidade depende de onde está o meu prazer.
O segredo para encontrar a felicidade é buscar em Deus o controle do prazer, dos desejos. É certo que para alguém gostar da lei do Senhor e nela meditar de dia e de noite vai precisar de gastar tempo conhecendo-a, lendo-a e nela meditando.Depois de afastar-se do conselho dos ímpios e não se deter no caminho dos pecadores e de evitar a roda dos escarnecedores, é extremamente necessário se dedicar à lei do Senhor (A Palavra de Deus completa) em leitura e meditação. Com este exercício e pondo emprática os princípios bíblicos, o homem pode encontrar-se consigo mesmo, com o seu Criador e com o sistema onde habita, a família, os amigos, colegas de trabalho , etc.
Busque a Palavra de Deus hoje. Gaste tempo com ela e você conhecerá o prazer que emana dela mesma. O prazer que gera um gozo indescritível no coração produzindo uma profunda paz na alma e tranquilidade mental. Um prazer que alimenta o espírito e nos conduz a um estado de felicidade sólida e contínua.
É isso!
Alcimar

quarta-feira, 28 de abril de 2010

o que me faz infeliz?

Quantas pessoas infelizes no mundo! Irrealizações, frustrações, perdas, angústias, etc. Mas , todos almejam ser felizes. É claro, pois Deus criou o homem para ser totalmente feliz. Alguém então pode perguntar: por que eu não sou totalmente feliz? O homem não é feliz por vários motivos. Permita-me analisar com você, três motivos que estão no Salmo 1:1
 "BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores"
1. O homem não é feliz quando segue o conselho dos ímpios ou conselhos ímpios.
2. O homem não pode ser feliz quando gasta tempo no caminho dos pecadores e
3. O homem jamais será feliz quando fica assentado na roda dos escarnecedores.
É preciso buscar em Deus discernimento para saber quando conselhos ímpios estão vindo em sua direção, compreender e rejeitar o caminho dos pecadores e não se assentar nem aprovar a mesa dos que escarnecem. Coloque filtro nos seus ouvidos. Rejeite o caminho dos pecadores e abomine a roda dos escarnecedores. Estas são atitudes poderosas para começar a fazer alguém desfrutar da felicidade real que vem de Deus. Lembre-se: Deus criou você para ser totalmente feliz, mas Ele colocou regras que devem ser observadas com seriedade. Deus é a única fonte da verdadeira felicidade e para alguém ser totalmente feliz é necessário conhecer e buscar no próprio Deus a verdadeira felicidade.
Seja feliz!
Alcimar Dantas Dias

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ainda há tempo!

Quero pensar com você hoje sobre a casa do oleiro.O texto bíblico está em Jr. 18: 1 a 6 que narra a experiência de Jeremias com Deus na casa do oleiro. Deus o levou até ali para mostrar a cena do oleiro fazendo um vaso. No meio do trabalho o vaso se quebrou e o oleiro teve que desmanchá-lo e recomeçar o trabalho.
A primeira lição que destaco aqui é que Deus como Senhor Soberano, está concentrado nos seus propósitos diários. O Senhor está diariamente concentrado na realização de sua própria vontade. Como já disse alguém, o que mais motiva Deus é a realização de sua própria vontade. É importante pensármos que a vontade de Deus não muda a cada dia. A sua vontade é baseada em seus eternos decretos que revelam um Deus imutável, incansável, eterno e auto-suficiente.(Leia Jr. 29:11). É bom saber que as coisas não começaram a partir de mim. Quando eu cheguei aqui na terra a vontade de Deus já estava em execução e em desenvolvimento. Neste caso eu devo querer saber o que Deus está realizando e como eu posso enquadrar-me nos seus planos. Especificamente eu preciso saber porque Deus me criou e quais são os seus eternos planos para minha vida?
Seguindo o texto de Jr. 18:1 a 6 vejo que a casa de Israel é o barro, Deus é o oleiro e o resultado do trabalho será um Vaso Novo. Podemos afirmar que o desejo de Deus é fazer de nós um vaso novo. Aprendemos aqui sobre a formação de um vaso e a utilização do mesmo. Assim como o barro está nas mãos do oleiro, a nossa vida está nas mãos de Deus. Às vezes, o processo divino de nos formar é doloroso, é lento, mas com certeza é com propósito definido. Ele sabe o que está sendo formado em nós. Assim como havia movimento na casa do oleiro, há o mover de Deus na história da nossa vida pessoal. Deus está formando em nós o novo homem que foi criado em Cristo.Uma nova maneira de ver o mundo. Uma nova forma de pensar. Deus está formando em nós uma nova escala de valores. A mentalidade de Cristo está sendo transferida para nós diariamente. E além de trabalhar em nós, Ele  trabalha através de nós. Ele forma o vaso para usá-lo conforme o desejo de sua vontade.
Enfim, vemos que no processo da formação, o vaso se quebrou. O barro se estragou nas mãos do oleiro. Incidentes, pecados, erros ou falhas podem estragar o trabalho inicial de Deus. Todavia, o oleiro não desistiu do barro. Desistiu do vaso, mas o barro foi mantido. Querido leitor, Deus nunca vai desistir de você! mesmo que incidentes possam ocorrer em sua trajetória de vida cristã, mesmo que pecados sejam cometidos, erros aconteçam ou as suas falhas venham à tona, nada disso diminue o amor que Deus tem pela sua vida. Ele está sempre pronto a recomeçar tudo de novo. O sangue de Jesus purifica de todo pecado. Erros podem ser consertados. Falhas podem servir para o aprimoramento do caráter uma vez consertadas.Contudo, o plano final de Deus para sua vida não será jamais esquecido por aquele que jamais desistirá de você.Precisamos aprender a RECOMEÇAR com Deus. Recomeçar uma amizade que foi estragada, um casamento que acabou, uma família que foi aparentemente destruída. Precisamos reavaliar um projeto que ficou engavetado, um sonho que não foi realizado ou uma obra que ficou arquivada. Ainda há tempo!
Alcimar Dantas Dias

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Fé que transforma

A lepra era uma doença sem cura no tempo de Jesus. Era uma doença terrível porque provocava feridas pelo corpo que iam destruindo os membros lentamente sem causar dor . Os leprosos cheiravam mal e não podiam viver em sociedade, eram separados e discriminados, somente esperavam a hora da morte.

Mt 8: 1 a 4 revela-nos o encontro de um leproso com Jesus . Chama-nos a atenção a determinação e coragem dele em se aproximar de Jesus e adorá-lo. Em seguida , ele fez um pedido curto a Jesus, mas que, expressou tudo o que ele desejava naquela hora: “Se quiseres podes purificar-me.”Ele resolveu verbalizar o seu sincero desejo para o Senhor . O desejo de viver, de ser curado, de ser livre do seu mal, etc. Jesus respondeu imediatamente dizendo SIM e depois tocou nele e o curou. Aquele leproso mostrou inconformação com seu estado de lepra, quis ser curado e por isso aproximou-se de Jesus.

A lepra representa tudo aquilo que escraviza o homem, que o reduz a um estado de humilhação e falta de dignidade. Representa tudo  aquilo que mata o homem lentamente e o coloca num estado de discriminação e vergonha. Os vícios, os complexos, o estilo de vida infeliz que produz no ser humano um quadro de depravação e declínio moral. E isto se torna ainda mais grave e mortal quando tais homens se acomodam a esse estado por falta de vontade de superar tal situação ou por descrença numa solução do problema.

Aproximar-se de Jesus é o ato de fé e submissão que nos leva a sermos abençoados. Precisamos nos mover em direção a Jesus e crer que, se Ele quiser, imediatamente seremos purificados. Existe cura para as lepras do homem. O Senhor Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre e basta uma palavra dele, basta um toque do Mestre em nossas vidas e a bênção virá imediatamente.

Trazer ao conhecimento de Jesus o  desejo de ser purificado de tudo aquilo que pode estar causando transtornos em na vida é o começo de uma transformação eficaz. A fé em Jesus é o que pode realizar mudanças profundas na forma de viver. Uma mudança para o melhor. Uma mudança que produz alegria, felicidade e realização é possível para os dias de hoje quando os desejos legítimos são levados à presença de Jesus pela fé.

Rev. Alcimar Dantas Dias

domingo, 25 de abril de 2010

Um estilo de vida agradável a Deus


             A resposta para a primeira pergunta do Breve Catecismo de Westminster é : “O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo plena e eternamente.” Entendo que glorificar a Deus está profundamente ligado a ter prazer em Deus. A glorificação de Deus resulta do prazer que o cristão tem em Deus.


“Agrada-te do SENHOR, e Ele te concederá os desejos do teu coração.” (Salmo 37:4) Este versículo fala sobre agradar a Deus e principalmente de agradar-se de Deus. Ou seja, o homem agrada mais a Deus quando se agrada de Deus.


O verdadeiro crente é alguém que se alegra em Deus. É alguém que se alegra quando lhe dizem: vamos à casa do Senhor.Sl 122:1. É alguém que serve ao Senhor com alegria Sl 100:1. Exerce misericórdia com alegria (Rm 12:8). Até aceita o espólio dos próprios bens com Alegria (Hb10:34) O verdadeiro crente contribui com alegria ( 2Co2:3). Pastoreia o rebanho que lhe foi confiado com boa vontade (1Pe 5:2) . Atende as necessidades espirituais dos outros com alegria (Hb 13:17).


Julguemo-nos a nós mesmos para vermos que cristianismo estamos praticando. Será que Deus nos chamou para vivermos de rosto triste? Com expressão azeda? Mal humorados? Amargurados, chateados, com murmuração contínua nos lábios? Certamente que não!


Quando entendemos a proporção e a gravidade da vida pecaminosa em que vivíamos e também entendemos a grande redenção que Jesus nos deu, logo passamos a agradecer a Deus por tamanha salvação e o nosso coração se enche do gozo espiritual. Coisas que só encontramos no próprio Deus.

Rev. Alcimar Dantas Dias

sábado, 24 de abril de 2010

              Hoje acordei cedo e fui à praia com meu filho Lucas. Ele gosta de surfar e levou sua prancha para pegar umas ondas enquanto eu fiquei debaixo de um coqueiro revisando a palestra que tenho para jovens nesta noite, sobre a brevidade da vida aqui na terra. lembrei-me então do que escreveu Rick Warren em seu livro "Uma Igreja com propósito", na introdução. Ele fala que se alguém quer aprender a surfar é só se inscrever em cursos sobre surf e vai aprender sobre os melhores equipamentos, sobre como ficar em pé na prancha, vai aprender a sair da prancha na hora certa e vai saber sobre condições da maré, etc. A única coisa que os cursos não ensinam é como produzir uma onda. As ondas são produzidas por Deus e o surfista deve apenas estar no lugar certo e aproveitá-las.
             A dicotomia "O que homem deve fazer e O que só Deus pode fazer" é algo que precisa ser muito bem analisado pelo ser humano. Saber o que temos que fazer e estármos atentos para fazer isso bem feito e no momento certo é imprescindível para uma vida bem sucedida. Mas, isto apenas não basta. É preciso estármos atentos às ondas que Deus proporciona em nossas vidas, ou melhor, as oportunidades que Deus faz chegar em nossas mãos devem ser bem observadas e aproveitadas em tempo oportuno. A profunda comunhão com Deus para entender Seu agir em nosso favor e a coragem   para agir com sabedoria em função disso vão nos garantir uma vida bem sucedida e abençoada.
             Só lembrando o que Jesus disse em Jo. 15:5 "... sem mim nada podeis fazer."
             O importante não é o que queremos fazer e sim, descobrir o que Deus está fazendo aqui e se enquadrar dentro do plano dele com o propósito de ajudá-lo e nunca atrapalhá-lo.  
             Abençoe-nos Deus!
Rev. Alcimar Dantas Dias           

            
            

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Oração Poderosa

No recôndito do meu quarto. Mt 6:5,6

No recôndito do meu quarto, com a porta fechada, devo orar ao meu Pai que está em secreto, vendo a atitude e disposição do meu coração, pronto para recompensar a minha oração.
Oração que consiste da exclusiva atenção dirigida ao meu Pai. São minhas palavras pensadas e ditas a Ele com fé as quais devem ser ditas por inteiro, com clareza e sem pressa pois Ele ouve em secreto e tem uma recompensa para mim.
Devo aproveitar o silêncio do dia ou da noite, para conversar com Ele em secreto. O meu espírito precisa dele com urgência e o momento a sós com ele me faz bem. Somente eu e Ele, longe das sinagogas e das praças, longe dos olhos humanos. Apenas diante dos olhos do Pai celeste que está presente a tudo e sabe de todas as minhas necessidades antes mesmo que eu as mencione.
Há uma recompensa certa. Jesus mesmo afirmou em Mt 6:6 “...e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. ”Além do prazer da oração, terei também uma recompensa que vem do Pai, um prêmio que ganharei como fruto da oração secreta.
Sei que vale a pena orar em secreto, com a porta fechada para o mundo e aberta somente para o meu Pai que está nos céus. Este é o lugar da conquista das melhores recompensas e eu devo investir nisso diariamente.

Rev. Alcimar Dantas Dias

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sobre a volta de Cristo e ...

...Por causa das tragédias que já aconteceram neste ano de 2010, muitas pessoas vêm me perguntando sobre a volta de Cristo, se está muito próximo ou não. Tenho respondido que sim, o fim está próximo, como escreveu o apóstolo Pedro 4:7 “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.”



Os estudiosos de escatologia sabem das diversas linhas de pensamento sobre este assunto, sabem que há muita especulação sobre a matéria e que é necessário ter- se muito cuidado para não ir além do que está escrito sobre o assunto, nas Sagradas Escrituras. Podemos repetir o versículo acima como interpretação fiel do próprio versículo e dizer que o fim de todas as coisas está realmente próximo, portanto o mais prudente a ser feito é termos sobriedade e sermos vigilantes em oração.


Ser sóbrio é ser moderado, não alcoolizado, discreto, comedido em suas manifestações afetivas, ser contido e ser sério. O descontrole emocional é um sinal de falta de sobriedade. Qualquer movimento que surja para provocar sensacionalismo ou medo ou dúvidas, deve ser avaliado à luz da própria Bíblia. Acho que uma boa pergunta para saber se alguém está preparado para o arrebatamento da Igreja é: Se você soubesse que Jesus voltará amanhã, você mudaria seu ritmo de vida ou continuaria fazendo as mesmas coisas que já vem fazendo a anos?


Para aqueles que vem vivendo com sobriedade e oração, imagino que não haveria muitas mudanças ou talvez nenhuma mudança. Apenas ficariam ansiosos para que o amanhã chegasse logo. Tais pessoas viveriam do mesmo modo, mesmo sabendo que Jesus voltará amanhã. Mas, para aqueles que por medo, tratariam de fazer grandes mudanças radicais, aconselho a que façam essas mudanças o mais rápido possível e que sejam feitas por amor a Cristo e não por medo. Façam as mudanças que sejam frutos de um verdadeiro arrependimento e façam isso hoje mesmo, pois na verdade, ninguém nunca vai saber exatamente quando será o dia da segunda vinda de Cristo. Mt. 24:42 “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.”


Que o Senhor nos encha de sobriedade e lucidez para vivermos como cidadãos do céu não só no futuro, mas principalmente no tempo que se chama HOJE.


Rev. Alcimar Dantas Dias

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Em quem confiar?

Bom dia gente!

Hoje é feriado. Você sabe por quê?

TIRADENTES: O Primeiro Grande Mártir da Independência do Brasil.Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes. Tiradentes foi traído pelos seus falsos amigos. Este fato histórico nos lembra o texto de Jeremias 17: 6 a 10

" Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."

É claro que existem pessoas confiáveis. São pessoas sérias, amigas e que merecem nossa confiança. Mas quando se trata de confiar a nossa vida, devemos confiar somente em Deus. Nos casos em que está em jogo a nossa existência, o nosso futuro, o nosso sustento, etc, somos exortados a confiar somente no Senhor. Cuidado para não colocar sua vida nas mãos de pessoas ou de coisas, pois tudo é falível e mutável. A única excessão é o Senhor Jesus que é, e sempre será fiel aos seus servos. Nesse mundo tudo muda e tudo passa, nada é tão forte que possa garantir o futuro de ninguem. Amigos passam, dinheiro acaba, a beleza é efêmera, a força dos jovens se finda. Jesus porém é o mesmo ontem, hoje e sempre. Até o nosso coração é enganoso! Deus porém, é eterno e imutável. A fidelidade do Senhor é o único motivo da tranquilidade e confiança dos seus servos.

Ponha a sua confiança no Senhor!

Rev. Alcimar Dantas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Como saber a vontade de Deus para minha vida?

                "HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,"Hb 1:1
                É normal que toda pessoa temente a Deus deseje conhecer a vontade específica dele para sua vida, principalmente quando se sabe que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável como está escrito em Rm 12: 1 e 2.
                A grande questão hoje, é sobre os meios de comunicação que Deus se utiliza para comunicar a sua vontade. Antes porém, de entender a vontade de Deus para a vida pessoal é necessário conhecer a vontade geral de Deus para todos os homens. Os mandamentos de Deus que são endereçados a todos com certeza são também para a minha vida pessoal. Por exemplo, Jesus nos deu um novo mandamento: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. " Jo 13:34  Este mandamento revela a vontade de Deus para todos os seus discípulos, portanto, estou incluido e sei que é da vontade de Deus que eu ame a todos como Jesus me amou. Um dos segredos para se conhecer a vontade específica de Deus é por em prática a Sua vontade geral.
               Nas questões pessoais como, com quem vou me casar? que profissão Deus quer para mim? onde vou morar? que ministério Deus tem para mim na igreja? Que decisão deve ser a minha nas questões de hoje?
               1. Buscar a Deus. Em 2Cr. 20:3 temos o relato do Rei Josafá buscando a Deus porque estava numa situação em que não sabia o que fazer. Não sabendo o que fazer naquela hora, Josafá buscou ao Senhor com jejum e oração e Deus lhe respondeu. No texto de Hb 1:1 vemos que Jesus é a fala de Deus para nós hoje. Temos o Senhor Jesus presente conosco e devemos conversar com Ele, buscá-lo e Ele nos dirá que caminho devemos seguir quando nos encotrármos numa situação difícil.Para isso é necessário separar um tempo para Ele, gastar esse tempo com Ele em oração e perguntar o que Ele faria se estivesse no seu lugar.
              2. Desejar não errar. É muito importante dizer a Jesus que nos livre de errar. Não queremos decidir erradamente. Desejamos somente fazer o que glorifica a Deus. Deve ser esse o sincero desejo daqueles que realmente temem ao Senhor.
             3. Considerar os sinais da aprovação de Deus:
                  3.1. Deus não é Deus de confusão  ICo 14:33
                  3.2. A paz de Cristo seja o árbitro em vossos corações. Cl 3:15
                  3.3. Atentar para o que dizem as autoridades delegadas por Deus em minha vida. Ou seja, essas autoridades são os meus pais, meu pastor ou presbíteros ou conselheiros. Prov 24:6 diz que na multidão dos conselhos está a vitória. Busque conselhos de pessoas mais experientes e ainda que não sejam do seu agrado, atente para a importância dos mesmos.     
                 3.4. Verificar que "A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores."
Pv 10:22 Quando qualquer coisa em nossa vida está trazendo muitas dores e não enriquece em nada, deve ser questionada se vem de Deus ou não.
                Enfim, lembremo-nos do que nos disse o Senhor Jesus em Mt.6:34 "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Buscar do Senhor que seja tirada toda a ansiedade pois aquilo que Ele preparou para nós chegará no tempo certo em nossas mãos. Concentre-se no reino de Deus e busque o Reino de Deus pois naturalmente as demais coisas serão acrescentadas.
                Tenha um ótimo dia!
Rev. Alcimar Dantas
           

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Frutos da Ceia

Nossa alma pode obter da ceia, frutos de grande dulçor e consolação, porque nos apercebemos de que Jesus Cristo está de tal modo tão incorporado em nós e nós nele, que tudo o que é dele podemos dizer que é nosso e tudo o que é nosso é dele. Podemos assim afirmar com segurança que a vida eterna é nossa e que o Reino dos céus não nos pode ser retirado, nos mesmos termos em que o próprio Senhor Jesus Cristo não pode ser privado dele. Por outro lado, podemos assegurar que não podemos ser condenados por nossos pecados, não mais que Cristo , porque não são mais nossos, mas dele.

Não que seja possível atribuir-lhe alguma culpa, mas sim que ele se constituiu devedor em nosso lugar e é bom pagador. Esta é a permuta que, em sua bondade infinita Ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si nossas fraquezas e nos fortaleceu com o seu poder: assumiu a nossa mortalidade e fez nossa a sua imortalidade: desceu à terra e abriu o caminho para o céu: fez-se filho do homem e nos fez filhos de Deus.

(João Calvino, As Institutas livro IV Cap XII)

sábado, 10 de abril de 2010

O Propósito de Deus

Rm 12: 1 e 2

“ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.“

É sempre muito bom refletirmos nas características da vontade de Deus. É a vontade boa, agradável e perfeita. A vontade de Deus é geral e específica. O propósito de Deus é o beneplácito de Sua vontade, é o seu desejo original tanto geral como específico.

O propósito geral de Deus é tudo aquilo que se aplica a todos os homens. Trata-se do propósito geral para o qual a humanidade foi criada e também toda a criação. Enquanto o propósito específico se refere aos planos de Deus para cada ser humano em especial.

Para se conhecer o propósito específico é necessário antes conhecer o propósito geral. Em geral, todos foram criados para glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. A trajetória de vida, os dons específicos, bem como os talentos individuais e a maneira de aplicar isso vão fazer parte do propósito específico de Deus para cada um.

Pode-se afirmar ainda que é propósito geral de Deus o desenvolvimento da Sua glorificação através de cinco áreas diferentes que são: adoração, comunhão, serviço, ensino e testemunho. A aplicação de Rm 12:1 e 2 vai mexer diretamente nestas cinco áreas da vida do verdadeiro discípulo de Cristo.

Devemos então, voltar os olhos para o Propósito de Deus revelado em sua palavra como meio de alcançarmos a verdadeira realização interior. Quanto mais nos agradamos de Deus mais Ele é glorificado em nós.

Rev. Alcimar Dantas Dias

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Existe um Deus?

De acordo com o teólogo holandës Cornelius Van Til, “O homem jamais conceberia a idéia de Deus se o próprio Deus não tivesse plantado tal concepção em seu coração.”


As Sagradas Escrituras revelam trës coisas importantes sobre a existëncia de Deus. A narrativa Bíblica inicia revelando e declarando a EXISTËNCIA de um Único Deus, Gn 1:1. Declarações como esta permeiam toda a Bíblia. No Salmo 19:1 está escrito que “OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”


A segunda coisa importante que a Bíblia revela é a PERSONALIDADE de Deus. A Teologia estuda Deus e o seu relacionamento com as suas criaturas. A Bíblia nos apresenta a personalidade de Deus e isto através dos nomes que lhe são atribuídos e dos seus atributos. Vemos na Bíblia o Senhor intervindo nos negócios do seu povo, revelando-se às nações e particularmente conversando com alguns homens como foi o caso de Adão, Noé, Abraão e tantos outros.


A terceira coisa importante que a Bíblia revela é o GOVERNO de Deus. No Areópago, perante os filósofos e religiosos da época, Paulo testemunhou do governo de Deus ao declarar: “Porque nele vivemos e nos movemos e xistimos.” At 17:28. E em Rm 11:36 “Porque dele e por Ele, e para Ele são todas as coisas.”


Pr. Alcimar Dantas Dias

terça-feira, 6 de abril de 2010

 Se O Senhor quiser… Tg 4:13 a 17




Deus tem nos dado inteligência e sabedoria para fazer planos, antever algumas coisas e preparar outras. Planejar é muito bom e necessário. Devemos ser prudentes para não deixar as coisas simplesmente acontecerem e depois reclamar por não terem acontecido como gostaríamos.

Contudo, não podemos deixar de dar atenção ao aviso dado por Tiago em seu livro que nos faz saber que em seu tempo, muitas pessoas diziam: “ Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro” (v.13). Hoje em dia, muitos de nós agem assim. Tiago porém, continua: “ Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã.” Realmente não sabemos sequer se estaremos vivos amanhã.. Por isso Tiago pergunta: “ Que é a sua vida?” Então, ele mesmo responde: “ Vocês são como neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.” (v 14)

Diante dessa nossa fragilidade e incapacidade de vivermos por conta própria, Tiago conclue dizendo: “ Ao invés disso deveríamos dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” v. 15

SE O SENHOR QUISER. Que seja este o lema principal da nossa vida e de nossos planos e com certeza seremos ricamente abençoados!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bons Amigos

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.


Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.


Amigo a gente sente!


Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.


Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.


Amigo a gente entende!




Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.


Porque amigo sofre e chora.


Amigo não tem hora pra consolar!






Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.


Porque amigo é a direção.


Amigo é a base quando falta o chão!






Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.


Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.


Ter amigos é a melhor cumplicidade!






Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,


Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!






Machado de Assis

Efeitos da Ressurreição

Efeitos da Ressurreição de Cristo


Fp. 2: 1 a 4

Entre muitos efeitos da ressurreição, podemos citar o surgimento de uma igreja viva e vitoriosa. A igreja de Cristo é um resultado de sua ressurreição, pois se Ele tivesse permanecido morto, não haveria igreja.

Vemos abaixo, cinco ítens importantes presentes na igreja de Cristo.

1. Exortações em Cristo. Exortar é animar, encorajar, estimular, dar conselho, etc. Exortações em Cristo são palavras ditas uns aos outros com o objetivo de encorajar as pessoas a fazerem a vontade de Deus e assim deixarem hábitos errados da velha vida ou pecados.

2. Consolação de amor. A igreja deve ser tambem um ambiente onde haja consolação. Muitas pessoas em sofrimento precisam ser consoladas e devem encontrar na igreja o consolo do Espírito Santo. Podemos consolar uns aos outros usando Palavras Bíblicas, carinho sincero e calor humano.

3. Comunhão do Espírito. A comunhão é feita com entranhados afetos, com amor verdadeiro, com perdão, com respeito mútuo.

4. Trabalho Voluntário. Qualquer coisa que vier as nossas mãos para fazer na igreja, devemos fazer com expontaneidade para glória de Jesus.

5. Altruísmo. Cada um se preocupava com o bem estar do outro, se importavam com a situação do outro, oram uns pelos outros e desejavam o bem uns dos outros. Altruísmo é o oposto de egoísmo.

Rev. Alcimar Dantas Dias

Visão de Deus

A Visão de Deus (Isaias 6: 1 a 8)


Certa vez Jesus censurou os fariseus porque eles enxergavam o argueiro no olho do próximo, mas não conseguiam ver a trave que estava no seu próprio. Como é fácil perceber o defeito dos outros! Difícil é enxergar a si mesmo.

Em vez de ficar procurando argueiros nos olhos dos outros, o Profeta Isaías teve a grande visão de Deus. Ele viu o Senhor assentado no mais alto e sublime trono e os serafins que diziam: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos.

Como cristãos que somos, devemos erguer os nossos olhos para Deus e contemplar a sua majestade, a sua glória e a sua bondade. Com isso vamos adorar mais a Deus em espírito e em verdade e assim não sobrará tempo para ficarmos vendo os pequenos defeitos dos outros.

Depois de ver a glória de Deus, Isaías passou a ver a si mesmo. Enxergou seus próprios pecados e pode arrepender-se. Isaías pode sentir tristeza por si mesmo, pode sentir vergonha dos seus próprios erros e pedir urgentemente perdão a Deus .

Devemos olhar para dentro de nós antes de enxergar o argueiro no próximo. Com certeza vamos encontrar traves que precisam ser removidas e muitas coisas que precisam ser consertadas.

Por último, Isaías viu a necessidade do próximo e se dispôs diante de Deus para levar a Palavra aos perdidos.

Quando crentes se esquecem de evangelizar os perdidos ficam desocupados e acabam indo para as janelas da vida bisbilhotar os outros e procurar defeitos.

Que Deus nos ajude a ver como Isaías viu!

Rev. Alcimar Dantas Dias